IPVA 2022 RS: Prazo para indicar parcelamento do pagamento se encerra dia 31. Entenda

Parcelamento do IPVA RS pode ser feito em até 6 vezes em 2022, mas motoristasa precisam pagar a primeira parcela até 31 de janeiro.

Em 2022, os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul terão direito ao dobro de parcelas para pagar o IPVA RS em relação a 2021, pois o parcelamento do imposto passou de três para até seis vezes.

Com isso, os contribuintes podem ter um alívio para enfrentar a alta no valor do imposto neste ano. Entretanto, para poder parcelar o IPVA RS 2022 em seis vezes, é preciso pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro.

Publicidade

Publicidade

Além disso, quem fizer o pagamento da primeira cota em janeiro terá direito a descontos nas três primeiras parcelas do imposto. Nesse caso, o desconto será de 10% na parcela de janeiro, 6% na de fevereiro e de 3% em março.

ipva rs 2022 parcelamento
Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA RS 2022 em até seis vezes vence dia 31. Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

No entanto, caso o motorista perca o prazo para aderir ao parcelamento, ele terá que pagar o IPVA RS 2022 em cota única. Ou seja, quem deixar para pagar o imposto em fevereiro, por exemplo, terá que quitar o valor integral à vista.

Outra novidade do IPVA 2022 no Rio Grande do Sul é a possibilidade de pagar o imposto por meio do Pix. Nesse caso, basta gerar um QR Code no site ou aplicativo do IPVA RS e o pagamento poderá ser feito em mais de 760 instituições relacionadas.

Publicidade

Publicidade

Calendário do IPVA RS 2022 e como pagar

Para pagar o IPVA RS 2022, o contribuinte só precisa informar a placa e o Renavam do veículo em um dos bancos credenciados. São eles: Banrisul, Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil, sendo que este último é válido apenas para correntistas.

Enquanto isso, para quem preferir pagar o IPVA via Pix, é possível efetuar o pagamento em mais de 760 instituições. Nesse caso, é preciso acessar o Portal da Receita Estadual ou site do Detran-RS para consultar os débitos do veículo e gerar um QR Code. Além disso, o contribuinte também pode fazer isso pelo aplicativo “IPVA RS”.

Já em relação ao calendário de vencimentos do IPVA RS 2022 para quem optar pelo parcelamento do impostos, os prazos são os seguintes:

calendário ipva rs
Imagem: Reprodução

É importante destacar que os descontos máximos disponíveis no quadro são relativos aos programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”. Para mais informações, acesse o site do IPVA RS.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário