IPTU 2022 SP – segunda via, valor, consulta, como pagar – aprenda!

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado anualmente de proprietários de imóveis no estado de São Paulo. Aqui, damos todas as informações sobre o IPTU 2022 SP. Confira!

iptu sp

Valor do IPTU 2022 em São Paulo

O valor do IPTU 2022 SP ainda não foi divulgado, o que normalmente ocorre até dezembro. O carnê do imposto chega no endereço cadastrado na prefeitura em até cinco dias úteis antes da data de vencimento.

Publicidade

Publicidade

O cálculo para estabelecer o IPTU é feito por meio da multiplicação do valor venal do imóvel por uma alíquota que é definida por uma lei municipal. Caso o proprietário discorde do valor, pode solicitar uma avaliação especial do imóvel.

Como emitir 2ª via do IPTU SP 2022

Não tem mais o carnê do IPTU SP 2022? Neste caso, dá para emitir a segunda via no site da prefeitura, conforme passo a passo indicado a seguir:

  1. Acesse a página de impressão de segunda via simplificada do IPTU;
  2. Informe o número do contribuinte, parcela a ser impressa e ano do exercício (neste caso, 2022);
  3. Digite o código da imagem para autenticar seu acesso;
  4. Clique em “gerar 2ª via”.

Pronto! Agora é só imprimir o boleto ou salvá-lo em seu computador ou celular. Se quiser ter máxima praticidade para o pagamento da dívida, utilize o código de barras para quitar pelo internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta.

Publicidade

Publicidade

Caso esteja sem acesso à internet dá para emitir a segunda via do boleto do IPTU 2022 SP em outros canais, como em uma unidade do Descomplica ou na subprefeitura, desde que faça agendamento prévio para atendimento.

Como consultar IPTU 2022 SP

Quer consultar o status do IPTU de seu imóvel? Dá para realizar esse serviço online no site da prefeitura. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar nessa verificação:

  1. Acesse a página de consulta de débitos do IPTU SP;
  2. Informe o número de cadastro do imóvel;
  3. Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
  4. Clique em “consultar débitos de IPTU”.

Se houver débitos inerentes ao imóvel eles serão exibidos do mais recente ao mais antigo, mencionando o valor devido atualizado e prestações em aberto. Caso o débito esteja inscrito na dívida ativa, siga as orientações dadas na página para efetuar a consulta no Sistema da Dívida Ativa de São Paulo.

Como pagar o IPTU SP 2022

Todos os proprietários de imóveis em São Paulo têm as opções de pagar o imposto em cota única (à vista) ou parcelado. Quando decide pagar em cota única, há um desconto de 3% em cima do valor total do IPTU, desde que o pagamento seja feito até a data de vencimento.

No caso do parcelamento, o valor total do imposto pode ser dividido em até 10 vezes iguais, mensais e sucessivas, contanto que a parcela seja maior que R$ 50,00.

O pagamento pode ser feito em caixas eletrônicos de bancos conveniados, pelo internet banking e pelo aplicativo da instituição financeira. Não é obrigatório ter o boleto impresso se for pagar pela internet, basta informar o número de cadastro do imóvel, que pode ser obtido em notificações de lançamento do IPTU anteriores.

Publicidade

Publicidade

E quais são os bancos conveniados? Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter, Banco Original e correspondentes bancários (lotéricas, Banco Postal e Bradesco Expresso).

O que acontece se não pagar o IPTU?

Um dos principais problemas é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o pagamento em atraso há incidência de multa moratória de 0,33% ao dia, com limite de até 20%. Também há atualização monetária pelo IPCA e juros de 1% ao mês.

Caso o débito se prolongue por muito tempo, ele pode ser inscrito na dívida ativa. Nesta situação, pode ter uma multa de até 40% do valor do imposto. Há, também, a possibilidade de tomada de bens pela prefeitura como pagamento do IPTU.

Como parcelar IPTU atrasado em São Paulo

O parcelamento está disponível para débitos de IPTU inscritos ou não na dívida ativa, mas há prazo para adesão. Em 2021, por exemplo, a data máxima é em 29 de outubro.

Publicidade

Para aderir ao PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) online é preciso ter uma senha web. Veja, a seguir, como obtê-la e como parcelar a dívida:

Publicidade

  1. Acesse o site da senha web, clique em “avançar” e forneça dos dados solicitados;
  2. Com a senha, acesse o site do PPI, informe seu CPF ou senha e clique em “entrar”;
  3. Simule valores, escolha o que mais lhe agrada e finalize o serviço.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário