IPVA 2022 Detran RS – Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar

O IPVA RS (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Rio Grande do Sul) é um tributo obrigatório anual que tem como finalidade arrecadar verba para os cofres públicos, utilizando-a na prestação de serviços à população.

Aqui, damos todas as informações sobre o IPVA 2022 Detran RS. Confira e saiba como consultar valor, calendário de pagamento e como pagar o imposto!

Publicidade

Publicidade

ipva rs 2021 banco

Valor do IPVA 2022 no Rio Grande do Sul

O valor do IPVA 2022 RS ainda não foi divulgado, o que deve acontecer até o final de 2021. Para saber quanto pagará, basta realizar uma consulta no site do Detran conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site de consulta de veículo RS;
  2. Clique em “consulta veículo”;
  3. Informe a placa e Renavam do veículo;
  4. Finalize a consulta.

Um detalhe importante: também existe a possibilidade de consultar utilizando sua conta gov.br. Neste caso, basta clicar em “entrar com gov.br”, informar seu CPF e senha de acesso.

Então, você será redirecionado para a Central de Serviços do Detran RS, na qual poderá acessar o serviço de consulta e verificar o valor do imposto anual.

Publicidade

Publicidade

Também há mais uma possibilidade de consulta do valor do imposto, por meio do aplicativo IPVA RS, que está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.

Como emitir 2ª via do boleto IPVA Detran RS

A segunda via do boleto IPVA Detran RS pode ser obtida online, no site de emissão da GA (Guia de Arrecadação) criado pela Sefaz RS (Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul). Confira um passo a passo para emitir a 2ª via:

  1. Acesse o site de emissão da GA do IPVA RS;
  2. Informe seu CPF ou CNPJ e preencha o restante do formulário;
  3. Clique em “avançar”;
  4. Selecione o IPVA do exercício que deseja pagar;
  5. Emita o boleto ou copie seu código de barras para efetuar o pagamento online.

Como pagar IPVA 2022 RS

O contribuinte pode fazer o pagamento IPVA 2022 RS em cota única (à vista) ou parcelado em até três vezes. Em ambos os casos, dá para ter descontos utilizando créditos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

Além disso, se o contribuinte antecipar o pagamento pode ter ainda mais descontos. Em 2021, por exemplo, pessoas físicas poderiam ter descontos que variavam de 20,80% a 22,40% pela antecipação. Já pessoas jurídicas tiveram desconto de 1% a 3%.

O pagamento do imposto em cota única ou parcelado deve ser feito diretamente nos bancos da rede credenciada, ou seja, no Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Banco Sicredi, Caixa Econômica Federal e Santander. Para efetuar o pagamento, basta informar o Renavam e placa do veículo.

Se estiver pagando o IPVA de exercícios anteriores é obrigatório gerar o boleto no site da Sefaz, conforme passo a passo indicado para emissão da segunda via.

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que é possível pagar o IPVA 2022 Detran RS junto à taxa de licenciamento, seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e eventuais multas em aberto.

Calendário de pagamentos do IPVA RS

O calendário de pagamentos do IPVA 2022 RS ainda não foi divulgado, mas as datas e prazos de vencimento costumam ser semelhantes todo ano.

Para ter uma ideia de quando precisará pagar o imposto, apresentamos a tabela de pagamento do IPVA 2021:

  • 1: 01 de abril
  • 2: 05 de abril
  • 3: 07 de abril
  • 4: 09 de abril
  • 5: 12 de abril
  • 6: 14 de abril
  • 7: 16 de abril
  • 8: 19 de abril
  • 9: 23 de abril
  • 0: 26 de abril

Note que a referência é o número final da placa.

Publicidade

Confira as datas oficiais de 2022 no site do IPVA RS. Ao acessá-lo, clique em “calendário e vencimento do IPVA” para verificar todos os prazos atualizados.

Publicidade

O que acontece se não pagar o IPVA?

Quem não paga o IPVA 2022 Detran RS pode ver a dívida do imposto crescer consideravelmente, porque sobre o valor em atraso incidem multas e juros. Outro problema é a possibilidade de inscrição do débito na dívida ativa, que bloqueia o uso de serviços públicos, como a emissão de passaporte.

Além disso, não pagar o IPVA impede a realização do licenciamento anual, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário