Aplicativo Meu Gov.br: download, cadastro, login e serviços – saiba tudo aqui!

O governo federal criou o portal gov.br em um esforço para integrar serviços públicos e informações dos cidadãos em um só espaço, ajudando a desburocratizar processos.

A partir do portal gov.br, lançou o aplicativo Meu Gov.br, que é destinado a smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS. Trata-se de uma ferramenta gratuita repleta de serviços de diversos órgãos públicos.

O aplicativo Meu Gov.br é uma criação da parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Aqui, indicamos como acessá-lo e quais são os serviços disponíveis no aplicativo Meu Gov.br. Continue a leitura e confira!

meu gov.br

Como acessar o aplicativo Meu Gov.br

Para acessar o aplicativo Meu Gov.br é preciso baixá-lo na loja de apps de seu celular e fazer um cadastro. Além disso, é obrigatório ter registrado a biometria facial na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou título de eleitor.

Confira um passo a passo que preparamos para facilitar todo o processo de cadastro no aplicativo:

  1. Acesse a loja de aplicativos de seu celular e baixe o app Meu Gov.br;
  2. Toque no ícone do aplicativo e em “entrar com gov.br”;
  3. Selecione “crie sua conta”;
  4. Indique uma das opções de cadastro. Caso tenha dúvida de qual escolher, eleja o número do CPF;
  5. Preencha o formulário de inscrição;
  6. Ative sua conta por meio de e-mail ou SMS;
  7. Informe o código de acesso encaminhado ao e-mail ou SMS e toque em “avançar”;
  8. Crie uma senha segura;
  9. Toque em “concluir”.

Com essa senha e seu CPF é possível acessar as informações e serviços do aplicativo. Tenha o cuidado de gravar uma senha fácil de ser memorizada, mas difícil de ser adivinhada por terceiros.

Portanto, não utilize data de aniversário, número de documentos, muito menos senhas óbvias como “qwerty” e “12345”. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de fraudes envolvendo seus dados pessoais.

Validação facial aplicativo Meu Gov.br

Além de realizar o cadastro para acesso às informações, o usuário também pode fazer a validação facial para utilização da biometria para acesso ao aplicativo.

Mas, há um detalhe importante: essa opção de validação facial só estará disponível para usuários que tenham cadastro atualizado no Detran ou cartório eleitoral, com recolhimento de biometria.

Veja, a seguir, um passo a passo para validação:

  1. Ao cadastrar sua conta no aplicativo, selecione a opção de validação facial;
  2. Digite seu CPF;
  3. Marque a caixa de aceite dos termos de uso, bem como de recaptcha, para validação do acesso;
  4. Toque em “ir para Meu Gov.br”;
  5. Selecione que está de acordo com os termos e condições;
  6. A câmera de seu celular será automaticamente ativada. Posicione o celular de acordo com orientações dadas na tela, como se fosse tirar uma selfie, e faça as imagens;
  7. Toque em “ok” para continuar a validação;
  8. Informe seu nome completo, data de emissão da carteira de motorista ou título de eleitor e toque em “avançar”;
  9. Finalize o processo de criação da conta.

Serviços do Meu Gov.br

O aplicativo Meu Gov.br reúne uma série de serviços de órgãos públicos que podem ser realizados pela população, todos online, sem necessidade de comparecer a um posto de atendimento presencial. Entre as alternativas, destaque para:

Carteira de trabalho digital

Neste caso, há a possibilidade de verificar atualizações na carteira, bem como de solicitar benefícios trabalhistas como o seguro-desemprego e outros liberados pelo governo durante a pandemia de Covid-19.

Meu INSS

O Meu INSS é um portal de serviços do INSS. Nele, o segurado consegue fazer diversos serviços como emitir GPS (Guia de Previdência Social) e solicitar benefícios previdenciários (aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, entre outros).

Também é possível consultar o status dos benefícios e processos, emitir o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e simular aposentadoria.

Inscrição em programas e exames de ensino

O cadastro no Meu Gov.br também garante acesso a inscrições em programas e exames de ensino como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Prouni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), entre outros.

eCAC

O eCAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, um portal de serviços da Receita Federal. Por meio dele dá para realizar serviços inerentes ao imposto de renda, por exemplo.

MEI

Caso tenha interesse em realizar inscrição no MEI (Microempreendedor Individual) e serviços inerentes a essa categoria, também é possível por meio da conta gov.br.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário