INSS 2021: documentos para solicitar aposentadoria por idade. Confira aqui!

aposentadoria inss 2022

A documentação para solicitação da aposentadoria por idade é um fator extremamente importante, já que se houver algum problema nela não há a concessão do benefício.

Possui o direito de se aposentar por idade e quer evitar que sua solicitação seja recusada? Então, confira aqui a lista de documentos INSS 2021 obrigatórios!

Publicidade

Publicidade

aposentadoria por idade inss 2021

Quem pode se aposentar por idade em 2021?

Para os homens, não houve mudança em relação ao ano passado, portanto, aqueles que têm idade mínima de 65 anos e 15 anos de tempo de contribuição conseguem se aposentar em 2021.

Já no caso das mulheres, houve um acréscimo de 06 meses na idade mínima. Logo, somente as que tiverem 61 anos conseguirão se aposentar neste ano.

Vale esclarecer que esses são os requisitos mínimos para a aposentadoria por idade urbana. Caso seja a aposentadoria por idade rural, os homens devem ter 60 anos e as mulheres 55. O tempo de contribuição mínimo é de 15 anos.

Publicidade

Publicidade

Quais são os documentos para aposentadoria por idade 2021?

A documentação INSS 2021 para aposentadoria por idade abrange diversos papéis. Veja, a seguir, o que o órgão exige para conceder o benefício:

  1. RG e CPF;
  2. Comprovante de endereço atualizado (por exemplo, conta de luz, água ou gás);
  3. Carteira de trabalho;
  4. PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  5. Extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Existe a possibilidade de substituí-lo pelo extrato de contribuições do INSS.

Há uma lista de documentos que não são obrigatórios, mas é importante tê-los em mãos se solicitados, porque ajudam a comprovar dados e aumentam as chances de aprovação do benefício:

  1. Carnês de contribuição, caso seja contribuinte individual ou facultativo;
  2. Certidão de reservista, se for homem;
  3. CTC (certidão de tempo de contribuição), se for servidor público.

Um detalhe importante: essa é a lista de documentos básicos, mas pode ser que o INSS solicite outros para comprovar informações dadas no momento do pedido do benefício.

Portanto, procure acompanhar o andamento do processo de concessão da aposentadoria para saber se o órgão está solicitando mais algum documento específico.

INSS 2021: como solicitar a aposentadoria por idade

Atualmente, não é preciso ir a uma agência do INSS para solicitar a aposentadoria por idade, é possível iniciar o processo online, no conforto de seu lar.

Para isso, basta ter um dispositivo com acesso à internet, preferencialmente de boa qualidade. Confira um passo a passo para solicitar a aposentadoria por idade:

  1. Acesse o Meu INSS, portal de serviços do órgão;
  2. Clique em “agendamentos / solicitações”, opção disponível no menu “serviços sem senha”;
  3. Informe seu nome completo, CPF e data de nascimento;
  4. Marque a caixa de recaptcha, para validar seu acesso;
  5. Clique em “continuar sem login”, se não tiver cadastro no Meu INSS. Caso tenha, clique em “fazer login” e informe seu CPF e senha de acesso;
  6. Selecione “novo requerimento”;
  7. Clique em “aposentadorias e CTC e pecúlio”;
  8. Selecione “aposentadoria por idade urbana” ou “aposentadoria por idade rural”;
  9. Verifique se seus dados pessoais estão corretos. Em caso negativo, atualize-os e salve as informações;
  10. Informe os dados solicitados para conclusão do pedido de aposentadoria e finalize o serviço.
Publicidade

Publicidade

Se o Meu INSS estiver indisponível, é possível utilizar outros canais de atendimento do órgão, por exemplo o aplicativo ou a central telefônica (ligue para 135 – chamada gratuita se feita a partir de um número fixo).

Como consultar a situação do pedido de aposentadoria?

A consulta da situação do pedido de aposentadoria INSS 2021 também é online, no Meu INSS. Logo abaixo apresentamos um passo a passo para verificação:

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “agendamentos / solicitações”;
  3. Informe seu nome, CPF e data de nascimento, bem como marque a caixa de recaptcha e clique em “continuar sem login”. Caso tenha cadastro, clique em “fazer login” e informe sua senha;
  4. Localize seu pedido de aposentadoria;
  5. Clique no ícone de lupa para detalhar as informações e verificar o andamento do processo.

Em quanto tempo sai o resultado da aposentadoria?

De acordo com o INSS, o prazo médio é de 45 dias para liberação do resultado do pedido de aposentadoria por idade. Mas, pode ser que seja estendido, caso haja uma grande demanda para análise.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar