Emissão de DARF pessoa física – Como fazer?

Veja como funciona a emissão de DARF para pagamento de tributos de pessoa física, como fazer isso pela internet e mais informações.

Quando um cidadão precisa pagar tributos federais, como impostos, taxas ou contribuições, ele deve fazer a emissão de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pessoa física.

Com o DARF, o contribuinte pode pagar o valor integral ou mesmo parcial dos débitos em questão. Além disso, é possível pagar o documento em terminais de autoatendimento, sites ou aplicativos de bancos mesmo que ele não tenha código de barras.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como emitir um DARF de pessoa física para efetuar o pagamento de tributos e mais informações sobre este documento.

darf pessoa física
Veja como fazer a emissão de DARD de pessoa física. Foto: Canva

Passo a passo para emissão de DARF de pessoa física?

O procedimento para emitir o DARF pela internet varia conforme o objetivo da operação. Isso porque, na página relativa ao DARF no site do governo, também há links referentes ao imposto de renda, a débitos declarados na DCTFWeb e para débitos vencidos (dívidas).

Portanto, para quem precisa emitir DARF para um desses casos específicos, é preciso clicar nos links indicados. Enquanto isso, nos demais casos, os passos são os seguintes:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse a página do DARF no site do governo;
  2. Desça o cursor até “Canais de Prestação” e clique em “Calcular e emitir DARF (SicalcWeb)”
  3. Em seguida, você será redirecionado ao site da Receita Federal. Nessa página, escolha entre as seguintes opções de preenchimento: Rápido, IRPF Quotas ou com o armazenamento das informações em um arquivo de trabalho.
  4. Depois disso, informe os dados solicitados e siga os passos indicados na página até a emissão do DARF.

Vale lembrar que, no caso do DARF para pagamento de imposto de renda, é possível emitir o documento pelo próprio programa IRPF disponível para download no seu computador.

Veja também: RF lança assistente virtual que auxilia na declaração do Imposto de Renda

Quem deve e quando emitir DARF como pessoa física?

Deve emitir o DARF o próprio contribuinte ou seu representante legal quando for necessário pagar débitos tributários não previdenciários ou débitos não tributários inscritos em dívida ativa da União.

O que é o DARF?

O DARF é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, uma espécie de “guia de pagamento” de tributos federais.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário