Curso gratuito do C6 Bank: Banco oferece educação financeira para professores

O C6 Bank anunciou que irá oferecer um curso gratuito de educação financeira para mais de 7 mil professores brasileiros. Os conteúdos serão voltados a educadores dos ensinos Fundamental e Médio, e têm o objetivo de ajudar estes profissionais a organizarem suas próprias finanças e também passar esse conhecimento para os estudantes em sala de aula.

Nesta terça-feira (13/04), às 15 horas, o banco realiza uma aula ao vivo e online nos canais da Nova Escola, organização de educação que é parceira do C6 Bank nesse projeto. O professor e head de Educação do banco, Liao Yu Chieh será o responsável por ministrar a aula, que ficará disponível para acesso gratuito após a apresentação ao vivo.

Publicidade

Publicidade

O projeto de educação financeira do C6 Bank é fruto de uma parceria do C6 Institute, braço de impacto social do banco, com a Nova Escola, que é especializada em promover cursos e desenvolver planos de aula e outros materiais de educação.

pessoas observando prancheta

Após a apresentação ao vivo, o conteúdo da aula ainda será editado com materiais complementares para fazer parte do catálogo de cursos gratuitos da Nova Escola.

Além disso, o programa também contará com outros conteúdos exclusivos para ajudar os professores a planejarem suas aulas sobre o tema. Este material será entregue de forma gratuita através de uma edição especial da ferramenta digital Nova Escola Box sobre Educação Financeira.

Publicidade

Publicidade

Segundo a chefe de marketing e impacto social do C6 Bank, Alexandra Pain, uma das missões do banco é disseminar educação financeira e ajudar as pessoas a organizarem suas finanças.

“Acreditamos que a educação financeira pode transformar uma sociedade e, para que essa mudança aconteça de fato, ela precisa, necessariamente, passar pelas escolas”, destaca Pain.

Para ela, ao oferecer essa capacitação para professores, é possível impulsionar o conhecimento para que ele chegue a crianças, jovens e suas famílias.

Veja também: Educação Financeira – BC tem ferramentas gratuitas de auxílio à população

Pesquisa mostra que apenas 21% tiveram educação financeira na juventude

Em 2020, uma pesquisa C6 Bank/Ibope sobre finanças pessoais revelou que somente 21% dos entrevistados tiveram acesso a conceitos sobre o assunto quando pequenos.

Além disso, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os cinco piores países em competência financeira de jovens. Os dados da OCDE revelam estudantes brasileiros não conseguem interpretar documentos financeiros do dia a dia ou reconhecer o valor de uma despesa, por exemplo.

Para Liao Yu Chieh, os professores são figuras essenciais para mudar esse cenário. Segundo Liao, educadores precisam entender os benefícios da educação financeira na prática, além dos seus benefícios para uma melhor qualidade de vida, autonomia e bem-estar.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, segundo uma pesquisa da Nova Escola realizada no último mês de março, apenas 21,1% dos profissionais da educação entrevistados disseram ter bom preparo para lecionar sobre o tema. Além disso, o levantamento ainda aponta que 88,4% dos professores não se recordam de ter estudado educação financeira. E para apenas 27,8% o conhecimento sobre finanças é algo bom ou muito bom.

Apesar de a Educação Financeira ser conteúdo obrigatório nos currículos dos ensinos infantil e fundamental desde 2020, a falta de formação dos professores na área é um dos obstáculos para as escolas cumprirem a definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso a necessidade de ações de estímulo como a do C6 Bank.

Veja também: Linhas de créditos para MPEs — confira as opções disponíveis para microempreendedores

Outras ações do C6 Bank sobre educação financeira

Lançado em 2019, o C6 Bank já desenvolveu algumas iniciativas voltadas a oferecer conteúdos de educação financeira. Além de projetos como este de distribuir conteúdos de forma online e gratuita para o público, o banco também realiza cursos e workshops.

Publicidade

Em maio, o C6 Bank chegará à GloboNews com o programa Sua Vida Financeira com Prof. Liao. Esta é a maior ação de educação financeira do banco paulista, e será exibida todas as quintas-feiras nos intervalos do Jornal das Dez.

Publicidade

Para o professor Liao, que apresentará o programa, é fundamental ajudar os educadores a se sentirem motivados a ensinar educação financeira em sala de aula. Segundo ele, um professor com dificuldades para gerir seu próprio dinheiro não saberá ensinar sobre o assunto, por isso educadores precisam ser o primeiro público-alvo.

Fonte: Seu Crédito Digital

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário