Inscrição Prouni 2022: Data definida. Calendário completo e condições para inscrição

Estudantes que participaram do Enem podem fazer inscrição no Prouni 2022 entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Veja os critérios.

Nesta terça-feira (18/01), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas para inscrição no Prouni, Sisu e Fies no primeiro semestre de 2022. Enquanto os dois primeiros abrem o processo seletivo em fevereiro, o programa de financiamento inicia em março.

No caso do Prouni, os candidatos terão entre os dias 22 a 25 de fevereiro para se inscrever. Por meio do programa, estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) em instituições particulares.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, é preciso atender a alguns critérios para poder concorrer a uma bolsa do Prouni, conforme veremos a seguir.

inscrição prouni 2022
Participantes do Enem já conhecem datas para inscrição no Prouni 2022. Foto: Divulgação

Quem pode se inscrever no Prouni 2022?

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter conseguido nota média de pelo menos 450 pontos no Enem e não ter tirado zero na redação. No entanto, que já tem diploma de curso superior não pode concorrer.

Além disso, os candidatos também precisam atender a alguns critérios de renda para se candidatar a uma bolsa Prouni. No caso da bolsa integral, a renda familiar mensal bruta do estudante deve ser de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, o valor por pessoa não pode passar de três salários mínimos.

Publicidade

Publicidade

Mas a lista de requisitos para se inscrever no Prouni não para por aí, pois os candidatos ainda precisam se encaixar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Ter cursado parte do ensino médio na rede pública e outra parte como bolsista integral;
  • Ser professor da rede pública de ensino;
  • Ser pessoa com deficiência (PcD).

Previsão do resultado do Prouni

 

De acordo com o edital publicado na edição de hoje (19/01) do Diário Oficial da União, a lista com os candidatos pré-selecionados para o Prouni 2022 saem nos dias 2 de março (1ª chamada) e 21 de março (2ª chamada).

Para conferir o cronograma completo e mais detalhes sobre o processo seletivo do Prouni para o primeiro semestre, confira o edital do programa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário