4 motivos para você investir em uma PREVIDÊNCIA PRIVADA
Confira aqui 4 ótimos motivos para você passar a investir em uma Previdência Privada e não contar apenas com a Previdência Social do INSS!
Com os problemas pelos quais a previdência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem passando, com a aposentadoria “pública” se tornando cada vez mais um sonho utópico e distante, muitos brasileiros têm recorrido à chamada “Previdência Privada“.
A previdência privada nada mais é do que um investimento a longo prazo em que o cidadão deposita de tempos em tempos determinada quantia em dinheiro, que passa a render e a compor um patrimônio para a posteridade.
Dessa forma, a depender do modelo de previdência privada escolhido, ao chegar em determinada idade, o cidadão recebe todo o dinheiro investido ao longo dos anos de uma só vez ou recebe mensalmente uma determinada parcela, que funcionaria como o benefício pago pelo INSS a aposentados e pensionistas.
Você ainda não investe em uma previdência privada? Pois confira a seguir 4 motivos pelos quais você deveria mudar isso ainda hoje!
1. Aumento da expectativa de vida
Graças aos avanços da medicina, a expectativa de vida atualmente é bem maior quando comparada às expectativas dos séculos passados. Uma pesquisa de 2021 do IBGE revelou que, sem considerar a pandemia, a expectativa de vida no Brasil é de 76,8 anos. Em 1980, por exemplo, a expectativa era de 65 anos.
Esse aumento da longevidade aumenta também a necessidade de um bom planejamento financeiro a longo prazo. Além disso, ele também acende um alerta: a aposentadoria do INSS pode não dar conta deste novo cenário. Caso o pior aconteça e a previdência social quebre, cidadãos que não criaram uma alternativa a tempo podem ter uma velhice turbulenta.
2. Mais gastos com saúde
É natural que, conforme envelheçamos, precisemos cada vez mais de cuidados com a saúde. Por sorte, a medicina tem evoluído nesse sentido, e hoje temos tratamentos para problemas que décadas atrás ainda não tínhamos. Porém, tratar estes problemas podem exigir quantias consideráveis de dinheiro.
Esse é um motivo a mais para você se preocupar de antemão com o patrimônio que você terá na velhice: por mais que você esteja saudável hoje e não tenha custos elevados com a saúde, isso pode mudar drasticamente ao longo das próximas décadas. Ter um bom patrimônio e uma fonte de renda garantida é essencial nesse caso.
3. Previdência Pública com futuro incerto
O atual sistema previdenciário do Brasil já se provou problemático, e a Reforma da Previdência, aprovada em 2019, fez mudanças drásticas tentando equilibrar as coisas, aumentando por exemplo a idade mínima necessária e o tempo de contribuição dos trabalhadores.
O aumento da expectativa de vida é um dos motivos do déficit previdenciário (há mais despesas com o pagamento de benefícios do que entrada de dinheiro com as contribuições), mas não apenas isso: os jovens estão demorando cada vez mais para entrar no mercado de trabalho e a informalidade no Brasil está crescendo bastante.
Mais reformas podem vir a acontecer no futuro, e a sua aposentadoria pelo INSS pode ficar cada vez mais distante e incerta. Por isso, ter uma carta na manga pode ser uma boa opção.
4. Mudanças no mercado de trabalho
O mercado de trabalho também está passando por mudanças profundas. Não apenas pelo crescimento dos chamados “trabalhos informais”, mas também pelas revoluções tecnológicas que estamos assistindo com cada vez mais frequência. Por conta delas, é possível que diversos trabalhos que conhecemos hoje desapareçam completamente, tornando-se automatizados.
Até mesmo carreiras que antes julgávamos insubstituíveis, como as que lidam com projetos gráficos e visuais, podem passar a ser feitas por Inteligências Artificiais, como é o caso do DALL-E 2, inteligência artificial que cria em poucos segundos imagens, pinturas, desenhos, fotografias e montagens com qualidade e precisão nunca antes vistas.
Espera-se que a automação, a digitalização e o foco em produtividade alcancem outras áreas também, como o setor agrícola, de comércio e de construção civil. Diante deste cenário de incerteza, ter uma reserva financeira bem consolidada pode não ser mais uma opção, mas uma necessidade.
Você também pode gostar de ler:
Transferir benefício do INSS para outro banco demora quanto tempo?