Vai fazer Enem? Pois não perca este mutirão especial do Detran-RJ
O Detran-RJ vai fazer um mutirão para ajudar quem precisa tirar documento para prestar Enem, vestibulares e concursos. Saiba os detalhes.
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro está promovendo um mutirão voltado para estudantes que precisam tirar documento de identidade para prestar Enem, vestibulares e concursos. O documento de identificação é obrigatório para quem deseja concorrer a vagas.
O mutirão vai acontecer no dia 10 de setembro. Entenda os detalhes na matéria a seguir.
Detran-RJ promove mutirão para quem vai fazer Enem; entenda
Com a chegada do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre vestibulares e concursos, o Detran-RJ resolveu realizar um mutirão para ajudar quem precisa tirar documento de identificação.
Os interessados deverão buscar atendimento em mais de 120 postos de identificação civil do órgão distribuídos pelo estado, no dia 10 de setembro. Não será preciso fazer agendamento prévio, porém convém observar que o atendimento será feito por ordem de chegada e o cidadão será atendido por meio de senha.
A primeira via da identidade é gratuita, mas a segunda via tem a cobrança de uma taxa de R$ 46,15.
Pessoas que recebem até um salário-mínimo, desempregados e reconhecidamente pobres têm direito à isenção, caso apresentem declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII ou decisão de autoridade judicial.
Para conseguir solicitar a retirada do documento de identificação, o cidadão precisará apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, como os do Colégio Militar e Pedro II.
Com o mutirão, os estudantes terão a possibilidade de obter a primeira e a segunda vias da identidade. Para isso, devem ser apresentados original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento.
O Detran chama atenção para a necessidade de substituição do documento quando o usuário completa 18 anos de idade, no caso de quem tirou a carteira de identidade ainda na infância ou adolescência. Se o cidadão solicitar nova via do documento nos 30 dias anteriores ao aniversário de 18 anos, há isenção no serviço.
Além disso, o órgão informou que no dia do mutirão não serão abertas vagas para agendamento do público para os serviços de identificação civil.
Veja também: Este é o valor previsto para o TETO DO INSS em 2023