Enem 2022: depois da inscrição, qual a próxima etapa?

Já fez a inscrição para o Enem 2022? E agora, você sabe quais são os próximos passos? O No Detalhe te explica quais são eles e muito mais!

As inscrições para o Enem 2022 começaram nesta terça-feira e vão até o dia 21 de maio, tanto para a versão impressa, quanto digital do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas esse é apenas o primeiro passo para a realização das provas, que estão marcadas para os dias 13 a 20 de novembro. 

Após fazer a inscrição, o candidato ainda precisa pagar uma taxa, a menos que tenha solicitado a isenção, e pode fazer algumas solicitações, caso necessário, como para atendimento especial no dia do exame e pelo tratamento por nome social. 

Publicidade

Publicidade

Datas para se atentar depois da inscrição para o Enem 2022

Enem 2022: depois da inscrição, qual a próxima etapa?
Veja quais são as próximas etapas após a inscrição para o Enem 2022. (Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Todos os candidatos, que não têm direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição, devem pagá-la. Ela custa R$85,00 para as duas versões da prova e pode ser paga por meio de um boleto, gerado na Página do Participante, PIX ou cartão de crédito. O prazo para quitá-la é 27 de maio. 

Quem se inscreveu no Enem 2022 e tem baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, é gestante, lactante, idoso ou conta com outra condição específica, pode solicitar atendimento especial nos dias de prova. 

Os auxílios variam e podem ser prova em braile, vídeo prova em Libras, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial e autorização para utilizar canetas com tinta colorida nas marcações no Caderno de Questões.

Publicidade

Publicidade

Por fim, outra questão importante, que é novidade para este ano e tem prazo para ser solicitada, é o tratamento pelo nome social para candidatos transexuais, travestis ou transgênero.

Veja as datas para cada uma dessas medidas:

  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05/2022: 
  • Atendimento Especializado – Solicitação: 10 a 21/05/2022; 
  • Atendimento Especializado – Resultado: 7/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Recurso: 7/06 a 12/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Resultado do recurso: 22/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Solicitação: 23/06 a 28/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado: 5/07/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Recurso: 5/07 a 10/7/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado do recurso: 15/07/2022;

Novidades para o Enem 2022

Algumas das novidades do Enem 2022 já foram mencionadas, como a possibilidade de solicitar tratamento pelo nome social e pagar a taxa de inscrição com PIX ou cartão de crédito.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) autorizou a utilização de documentos digitais para a identificação do participante no dia da prova. O  e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital podem ser usados. 

Para que eles sejam aceitos, eles devem ser apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas, ou ou chamados prints, não serão aceitos.

O que você precisa saber sobre o exame?

Todos aqueles que concluíram o ensino médio ou estão concluindo essa etapa podem fazer o Enem 2022. O resultado do exame pode ser utilizado para que o estudante participe de programas do Governo Federal, como o Sisu e o Prouni. Ele também é uma forma de ingressar em intercâmbios em universidades internacionais conveniadas ao Ministério da Educação. 

Publicidade

Publicidade

Os candidatos interessados em participar do Enem 2022 precisam fazer a inscrição do dia 10 a 21 de maio pela Página do Participante do Inep.  Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF e os dados, no momento da inscrição, devem ser os mesmos cadastrados na Receita Federal.

Quando estiver preenchendo suas informações pessoais, como nome, número de telefone, CPF, entre outras, o estudante deve escolher:

  • Participação no Enem 2022 digital ou impresso;
  • A unidade Federativa e o município onde deseja realizar a prova;
  • Se necessário, atendimento especializado;
  • língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira; 

Neste ano, 101.100 vagas foram abertas para o Enem Digital. O participante que optar por essa modalidade deve comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não poderá fazer a prova em seu próprio computador. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário