Sesc: Processo seletivo para Escola Sesc de Ensino Médio tem inscrições abertas

Uma das principais instituições de ensino do Sesc (Serviço Social do Comércio) é a Escola Sesc de Ensino Médio, que na última segunda-feira (26/04) iniciou o processo seletivo para o ano letivo de 2022.

As pré-inscrições seguem até às 18h do dia 26 de maio, e podem participar alunos de todo o país. Ao todo, a Escola Sesc oferece 90 bolsas integrais de estudo, que valem para todos os três anos do Ensino Médio na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

As bolsas cobrem todas as despesas referentes à instrução, livros didáticos, alimentação e moradia para alunos que vêm de outros estados. Para participar do processo seletivo, basta fazer a pré-inscrição no site da Escola Sesc.

escola sesc
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Das 90 vagas disponíveis, 38 são para o regime externo, que é voltado exclusivamente para estudantes do Rio de Janeiro, onde está a Escola Sesc.

Enquanto isso, as outras 52 vagas são para o regime residencial, e estão abertas para jovens de todos os estados e do Distrito Federal. Em ambos os regimes, as aulas acontecem em horário integral e na modalidade presencial.

Entretanto, as aulas na Escola Sesc de Ensino Médio seguem de forma on-line durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, os alunos estudam de casa e contam com o apoio dos professores para realizar as atividades.

Para as aulas remotas, a instituição conta com uma plataforma virtual de aprendizagem onde os alunos podem acessar videoaulas, podcasts, conteúdo em Power Point e PDF, além de um fórum no qual eles podem interagir.

Veja também: Sisu 2021 – instituições podem convocar candidatos da lista de espera a partir de hoje (27/4)

Como funciona o processo seletivo?

Assim como já aconteceu em 2020, a escola fará uma das fases do processo seletivo em forma de sorteio público, sem realizar provas objetivas ou redação. A instituição optou por este formato por conta da pandemia, que exige cuidados como distanciamento social e medidas preventivas.

Conforme destaca a Escola Sesc, o modelo de sorteio público é utilizado com sucesso em instituições de ensino de renome no país.

Para participar do processo seletivo, os estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental ou estar cursando o 9º ano. Além disso, a data de nascimento dos candidatos deve ser entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2008.

Para os alunos que se encaixam nos critérios, o processo de admissão para uma bolsa integral da escola conta com fases eliminatórias e classificatórias. Após a etapa de pré-inscrição, é preciso enviar documentos de identificação e preencher um questionário sociocultural para confirmar a inscrição.

Em seguida, os candidatos que tiverem a inscrição confirmada e validada participam do sorteio, que também é uma fase eliminatória. Depois disso, vem as fases classificatórias, que incluem análise dos documentos relativos aos critérios preferenciais e entrevistas com os candidatos, analisando histórico e boletim escolar.

Podem participar do processo seletivo da Escola Sesc de Ensino Médio estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Quanto aos critérios preferenciais e classificatórios para a disputa por vagas, eles são os seguintes:

  • Candidatos dependentes de profissionais do comércio de bens, serviço e turismo;
  • Candidatos com renda familiar bruta de até três salários mínimos;
  • Estudantes matriculados em instituições da rede de ensino do Sesc ou que fizeram pelo menos dois terços do Ensino Fundamental na rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Segundo o Sesc, todo o processo seletivo será realizado de forma remota, gratuita e sem taxa de inscrição.

Veja também: Curso Gratuito de Programação na USP – Inscrições abertas para estudantes do Ensino Médio

Conheça a Escola Sesc de Ensino Médio

A Escola de Ensino Médio integra o Polo Educacional Sesc e é considerada uma instituição modelo. Segundo o Sesc, a missão da escola é oferecer uma educação verdadeiramente integral e gratuita para alunos de todo o Brasil.

A instituição foi inaugurada em 2008, e atende cerca de 500 jovens de diversas regiões, proporcionando aos alunos a chance de conviver com a diversidade cultural do país. A estrutura do campus de 131 mil m² conta com laboratórios, biblioteca, Espaço Cultural, ateliês de arte, complexo e esportivo, além de restaurante e das vilas residenciais, para alunos que vem de outros estados.

Localizada em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste da capital carioca, a Escola Sesc de Ensino Médio recebe estudantes nos regimes residencial e não residencial. O primeiro é voltado a alunos de todos os estados brasileiros, enquanto o segundo vale para jovens do Rio de Janeiro.

Todos os estudantes da Escola Sesc de Ensino Médio têm direito a material pedagógico alimentação e, no caso dos estudantes do regime residencial, moradia. Entre os alunos da instituição, aproximadamente 54% vêm de famílias com renda entre um e três salários mínimos.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário