Veja como acessar o Demonstrativo de Pagamento do INSS online

Sabemos que o internet banking, principalmente por meio de aplicativos, facilitaram muito o nosso dia a dia. Operações como pagamentos de contas e transferências, que antes tomavam horas do nosso tempo, agora são feitas rapidamente sem sair de casa. Mas você sabia que o mesmo vale para demonstrativo de pagamento do INSS?

Antes de toda a acessibilidade proporcionada pela internet, as pessoas precisavam procurar a agência do INSS mais próxima e enfrentar longas filas para conseguir (ou não) o que precisavam. Às vezes, esse incômodo todo servia apenas para retirar um comprovante bancário.

Mas hoje em dia, um demonstrativo de pagamento do INSS, assim como acontece em bancos públicos e privados, pode ser acessado de forma online. Para conhecer o passo a passo para realizar esse procedimento, é só continuar acompanhando a leitura deste texto.

demonstrativo de pagamento inss

Para que serve um demonstrativo de pagamento do INSS?

De modo geral, o demonstrativo de pagamento do INSS funciona como um extrato bancário. Ele é um comprovante que mostra detalhadamente a movimentação realizada na sua conta.

Entre as informações que você consegue conferir por meio do demonstrativo, podemos destacar:

  • Valores movimentados;
  • Data e hora das movimentações;
  • Descontos ocorridos;
  • Local das operações.

Além de acessar os demonstrativos de pagamento pela internet, pelo aplicativo ou mesmo pelo site, também é possível fazer isso em agências bancárias, pelo caixa de atendimento automático.

Como consultar o demonstrativo de pagamento do INSS pela internet?

A primeira coisa a se fazer para ter acesso à plataforma de acesso online ao demonstrativo é se cadastrar no site Meu INSS. Com esta plataforma, mais de 35 milhões de beneficiários conseguem agilizar processo e acessar informações importantes sem sair de casa.

Antes de começar, os documentos que você precisa ter em mãos para utilizar a plataforma são: RG, CPF, Carteira de Trabalho e os guias ou carnê de contribuição. Em seguida, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:

  • Clique aqui para acessar o site Meu INSS, ou baixe o aplicativo disponível para Android no Google Play e iOS na App Store;
  • Em seguida, clique na opção “Cadastrar Senha”;
  • Digite o número do seu CPF  e clique “Crie sua conta”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponibilizadas, como número do CPF ou Certificado digital;
  • Informe os dados solicitados e e clique para aceitar e concordar com os “Termos de uso”;
  • Clique no campo “Não sou um robô”, nas imagens solicitadas, e na sequência em “Pular” e “Avançar”;
  • Nas páginas seguintes, você deve confirmar alguns dados pessoais como data de nascimento e nome da mãe;
  • Escolha a melhor maneira para receber o código de ativação da sua conta: e-mail ou SMS.
  • Por fim, basta informar o código recebido e criar uma senha para utilizar a plataforma.

Com um cadastro no Meu INSS, você consegue acessar demonstrativos de pagamentos e outros serviços disponíveis na plataforma.

Caso o procedimento não dê certo ou você fique com dúvidas, entre em contato com o seu banco ou ligue no número 135.

Passo a passo para consultar o demonstrativo

Agora que você já tem acesso à plataforma Meu INSS, é hora de conferir como acessar o demonstrativo de pagamento. Primeiro é preciso entrar no site ou aplicativo com seu login (que normalmente é o número do CPF) e senha.

Quando estiver na plataforma, basta procurar pelo menu Autoatendimento e selecionar a opção Previdência. Em seguida, é só clicar em Extrato de Pagamento que você terá acesso a todas as informações financeiras que precisar.

Vale lembrar que este é apenas um dos recursos que você consegue acessar por meio dessa plataforma. Dessa forma, há uma série de questões que você pode resolver sem precisar perder tempo em agências.

Outras pessoas conseguem emitir documentos no INSS em meu nome?

Isso só é possível se a pessoa tiver uma procuração e apresentá-la em uma agência. Mas o site e o aplicativo Meu INSS são totalmente seguros, pois as informações pessoais solicitadas são sigilosas e servem para confirmar sua identidade pessoal, ou seja, que é você quem está usando.

Por fim, aproveite para conferir o que é o prazo de carência do INSS, e como ele irá funcionar em 2021. Dessa forma, você consegue acompanhar seu processo de recebimento de benefícios, e evitar possíveis surpresas desagradáveis.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário