Vestibular UFPR 2021: Novas datas das provas são publicadas. Primeira fase será em março!

Após adiamento das provas da primeira fase, o Vestibular UFPR 2021 tem novas datas para acontecer. A Universidade Federal do Paraná anunciou o novo cronograma nesta quarta-feira (24/02), dois dias após adiar o processo seletivo.

Na segunda-feira (22), a UFPR tomou a decisão de suspender o vestibular depois da troca no comando da coordenação Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que aconteceu no dia anterior.

A primeira fase do vestibular aconteceria no próximo domingo (28), mas agora está marcada para o final de março. Já as provas da segunda fase ocorrem em abril.

novas datas vestibular ufpr

Com a mudança, o cronograma referente à primeira fase ficou da seguinte maneira:

  • Local de prova – 24 de março;
  • Prova – 28 de março;
  • Resultado – 13 de abril.

Enquanto isso, a distribuição das novas datas para a segunda fase do vestibular UFPR 2021 ficou assim:

  • Teste de Habilidades Específicas (apenas para alguns cursos) – 19 de abril.
  • Local de prova – 21 de abril;
  • Prova – 25 e 26 de abril;
  • Resultado do vestibular – 4 de junho.

Por conta do adiamento, os candidatos só conhecerão o resultado do processo seletivo da UFPR em junho. O vestibular da UFPR é um dos mais concorridos do Paraná, e neste ano irá ocorrer em seis cidades diferentes: Curitiba, Toledo, Matinhos, Pontal do Paraná, Palotina e Jandaia do Sul.

Como funciona o Vestibular UFPR 2021?

Na primeira fase, as provas serão formadas por 90 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:

  • Português – 12 questões;
  • Literatura Brasileira – 6 questões;
  • Matemática – 9 questões;
  • Física – 9 questões;
  • Química – 9 questões;
  • Biologia – 9 questões;
  • Geografia – 9 questões;
  • História – 9 questões;
  • Filosofia – 5 questões;
  • Sociologia – 5 questões;
  • Língua Estrangeira – 8 questões.

No caso das questões de língua estrangeira, o candidato pode escolher entre sete idiomas diferentes: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Polonês ou Japonês.

Enquanto isso, a segunda fase contará com três questões discursivas que são comuns para todos os cursos. Além disso, as provas ainda terão perguntas de disciplinas específicas conforme o curso escolhido.

Antes das provas, a segunda fase ainda inclui os Testes de Habilidades Específicas (THE). Como já mostramos acima, os testes estão marcados para o dia 19 de abril, e são voltados a candidatos de cursos como Música, Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto.

Em relação ao número de vagas oferecidas, o Guia do Candidato disponibilizado pela UFPR informa que ao todo são 5.495. Destas, 4.698 vagas são para o primeiro semestre e as 797 restantes para o segundo.

Além disso, a universidade irá reservar o mínimo de 50% das vagas para o Sistema de Cotas, destinado a candidatos que realizaram todo o ensino médio em colégios públicos. Desse percentual, uma parcela será destinada a estudantes de baixa renda e/ou pretos, pardos e indígenas.

Vestibular UFPR ganhou novas datas após problemas no Núcleo de Concursos

Segundo a UFPR, o motivo para o adiamento do vestibular 2021 foi a troca do coordenador do Núcleo de Concursos da universidade. A mudança em pleno de domingo aconteceu após à suspensão de um concurso da Polícia Civil horas antes do exame.

Ao todo, 106 mil candidatos se inscreveram para participar do concurso público, e metade dos concorrentes eram de fora do Paraná.

Dessa forma, milhares de pessoas estavam chegando na cidade de aplicação quando ficaram sabendo da suspensão das provas, o que revoltou os candidatos que perderam a viagem. Muitos vieram de estados distantes do Paraná, como Ceará e Pernambuco, e passaram horas na estrada até descobrir que não haveria concurso. O anúncio da suspensão foi publicado na madrugada de domingo, às 5h42.

O Núcleo de Concursos da UFPR justificou o cancelamento unilateral da prova por problemas de logística que representavam risco à saúde dos candidatos. Segundo a universidade, entre os problemas estavam a falta de termômetros e a desistência por parte de locais que cederiam espaço para aplicação da prova.

Por conta da suspensão em cima da hora, o coordenador Altair Pivovar foi exonerado e substituído provisoriamente por Alexandre Trovon de Carvalho. Apesar da exoneração, Pivovar segue atuando como professor da instituição.

Além desse problema, a UFPR informou que a situação da pandemia também pesou para a decisão de adiamento, já que é necessário cumprir questões logísticas para a aplicação das provas de forma segura. Em 2020, o vestibular da UFPR, que estava marcado para os meses de outubro e novembro, também foi adiado por conta do novo coronavírus.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário