Enem 2022: inscrições começam hoje (10); veja como fazer

Interessados em participar do Enem 2022 podem fazer suas inscrições a partir de hoje. Prazo se encerra dia 21 de maio.

A partir de hoje (10/05), começa o período de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. O prazo segue até o dia 21 de maio e é válido para as versões impressa e digital.

No entanto, alguns dos primeiros candidatos tiveram problemas ao tentar se inscrever no exame. Segundo relatos no Twitter, por volta das 7h30 da manhã o sistema estava travando logo na primeira etapa da inscrição, e não apresentava o desafio que o candidato deve resolver para comprovar que não é um bot (robô).

Publicidade

Publicidade

Mas o sistema já estava funcionando normalmente às 8h30, e a seguir você confere como fazer sua inscrição no Enem 2022.

Como se inscrever no Enem 2022?

Enem 2022: inscrições começam hoje (10); veja como fazer
Período de inscrições do Enem 2022 abriu hoje, veja como fazer. Foto: Shutterstock

Para se inscrever no Enem 2022, o candidato deve acessar a Página do Participanteclicar em Inscrição.

Em seguida, ele deve responder ao desafio proposto pelo chat, que serve como verificação de que realmente é uma pessoa que está iniciando a inscrição. Depois, basta informar os dados solicitados pelo sistema para seguir com o procedimento.

Publicidade

Publicidade

Além disso, os candidatos que não conseguiram a isenção da taxa de R$ 85 devem efetuar o pagamento até o dia 27 de maio para confirmar a inscrição. O pagamento da taxa pode ser feito por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito.

Já no caso dos participantes que conseguiram o direito à isenção, também é necessário se inscrever no Enem a partir de hoje. Sem realizar a inscrição, não é possível prestar o exame.

Candidatos devem escolher prova de língua estrangeira e versão do exame

Duas questões importantes que o participante deve escolher logo na inscrição e não pode mudar de ideia depois do processo são a prova de língua estrangeira e a versão do Enem que desejam fazer.

No primeiro caso, é preciso decidir entre inglês e espanhol para as cinco questões de língua estrangeira. No segundo, o candidato deve optar pela versão impressa ou digital. Para saber quais são as diferenças entre elas, veja nosso texto sobre o assunto.

Além disso, quem precisa de atendimento especializado também tem entre hoje e dia 21 para fazer o pedido. As provas do Enem 2022 acontecem nos dias 13 e 20 de novembro.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário