Você deve fazer ISTO para justificar o seu voto caso não possa comparecer para votar

Os cidadãos que não conseguirem comparecer às urnas de votação nos turnos das eleições precisam justificar voto. Saiba como.


Os cidadãos que por algum motivo não puderem comparecer para votar no dia 2 de outubro terão o prazo máximo de 60 dias após a eleição para justificar a ausência. O prazo também vale para o segundo turno, caso haja, previso para o dia 30 de outubro.

Todos os cidadãos brasileiros alfabetizados, com idades entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar.

Como justificar

Aqueles cidadãos brasileiros que são alfabetizados e têm idade entre 18 e 70 anos são obrigados a votar. Porém, nem sempre é possível cumprir com essa obrigação. Quem não puder comparecer às urnas nos dias 02 e 30 de outubro deve justificar voto, dando justificativa para ausência.

Para isso, o cidadão pode acessar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, e ir à área “justificativa de ausência”. Em caso de o cidadão tentar justificar o voto por meio da plataforma no próprio dia da votação, a plataforma deve solicitar permissão para acessar a geolocalização e verificar que o cidadão está fora de seu domicílio eleitoral.

Para quem optar por justificar após o dia da eleição, deverá apresentar por escrito a justificativa, anexando um documento que comprove sua ausência no mesmo aplicativo.

Além do e-Título, o cidadão pode justificar o não comparecimento à zona eleitoral por meio do preenchimento do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. Depois de preencher o documento, o cidadão deve levá-lo às mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.

Para saber quais são esses locais em que o documento físico deve ser entregue e escolher o mais próximo de sua casa, é possível consultar o portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na hora de entregar o documento, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Veja também: Eleições 2022 candidatos a Governador – Onde e como conferir a lista COMPLETA

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.