IPTU Palmas 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Fique por dentro das principais informações referentes ao IPTU Palmas 2023, para se preparar para pagar o tributo.


Os moradores de Palmas que contribuem com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) já estão preocupados com o tributo a ser cobrado em 2023.

Na matéria a seguir, você fica por dentro das principais informações sobre o imposto.

Como pagar o IPTU Palmas 2023?

O morador de Palmas tem a opção de pagar o IPTU 2023 de duas formas: em cota única ou parcelado. Se o cidadão escolher pagar o tributo em cota única, ele pode conseguir desconto. No entanto, se ele optar pela segunda forma de pagamento, ele já não vai obter desconto.

Veja também: IPTU Palmas 2022 oferece quatro opções de descontos; veja quais são e como aproveitá-las

Todos os anos, a prefeitura encaminha para os endereços dos contribuintes o carnê de pagamentos do IPTU. Em caso de o contribuinte não receber o documento, ele não vai ficar isento de pagar o tributo.

Sendo assim, ele vai poder fazer uma consulta diretamente pela internet. Nesse caso, basta acessar o site da prefeitura de Palmas e emitir uma 2ª via do carnê de pagamento ou do boleto correspondente a um mês específico.

Na hora de pagar, o cidadão só precisa ir até o seu banco ou utilizar o aplicativo dele.

Quais as alíquotas aplicadas?

A alíquota aplicada no cálculo do imposto é definida com base no tipo de imóvel. Para saber, o cidadão deve fazer uma consulta ao site da prefeitura de Palmas, na área destinada ao IPTU.

Como obter desconto?

A fim de pagar o imposto mais caro, o cidadão pode aderir a algumas opções de desconto. Em 2023, o IPTU Palmas vai contar com pelo menos quatro opções de abatimento.

Para conseguir abater o valor do imposto, o contribuinte deve:

  • Estar inscrito no Programa Nota Palmense Premiada, e resgatar créditos para abater até 10% do valor do tributo até o dia 30 de novembro de 2022;
  • Ter inscrição no Programa Palmas Solar, programa de incentivo fiscal, e solicitar resgate de crédito para conseguir até 60% de desconto até o dia 15 de dezembro 2022;
  • Ser contribuinte adimplente, ou seja, ter os pagamentos referente ao tributo anteriores em dia, para obter desconto de até 10%;
  • Optar pelo pagamento em cota única e efetuar o pagamento dentro do prazo definido pela prefeitura, para conseguir desconto de até 10%.

Veja também: IPTU Teresina 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.