Encceja 2023 – Como vai funcionar, calendário de inscrições e dicas de como passar
O Encceja 2023 começará daqui alguns meses, e se você for se inscrever no exame, confira aqui no No Detalhe como funcionará, assim também como o seu calendário de inscrição e confira algumas dicas de como ir bem na prova. Além disso, veja também outros detalhes e pontos importantes que precisam ser levados em consideração.
O que é e como funciona o Encceja?
Chamado de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou simplesmente Ecceja, é um exame nacional realizado desde 2002 para avaliar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio durante a idade adequada para a conclusão. O exame, colocado em prática pelo INEP e pelo Ministério da Educação, é aplicado para aqueles que desejam adquirir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
O exame é útil para aqueles que abandonaram os estudos, mas que agora desejam voltar a estudar por dependerem do diploma de formação do nível superior ou fundamental para adquirir uma vaga de emprego melhor. O exame acontece todos os anos gratuitamente, e aqueles que conseguirem alcançar a pontuação necessária ganham o direito de emitir o diploma.
Quem pode se inscrever para o Encceja?
Atenção, existe uma idade mínima denominada para realizar o Encceja: pessoas com 15 anos completos poderão realizar o exame para o ensino fundamental e pessoas com 18 anos completos poderão realizar o exame para o ensino médio.
Aqueles que não concluíram os ensinos dentro do prazo poderão participar do exame, mas lembre-se: caso você possua menos de 15 anos e não concluiu o ensino fundamental, você deverá frequentar a escola normalmente, com a mesma coisa valendo para o ensino médio, não sendo possível ingressar no exame tendo menos de 15 e 18 anos.
Como a inscrição do Encceja 2023 funcionará?
As inscrições são realizadas de forma online, e geralmente começam a partir dos meses de julho e agosto, porém as datas específicas para 2023 ainda não foram reveladas. A seguir, você poderá conferir um passo a passo de como fazer a inscrição.
- Primeiramente, acesse a página do Encceja do INEP;
- Em seguida, clique em “Inscrições 2023”;
- Depois você deverá fazer o login com a sua conta do Gov.br, informando o seu CPF e senha da conta;
- Depois disso, o participante deverá informar todos os seus dados pessoais;
- Caso seja necessário, assinale a alternativa de atendimento especial;
- Escolha qual certificado você deseje receber, seja do ensino médio ou ensino fundamental;
- Selecione em qual Secretaria de Educação ou Instituto Federal você pretende emitir o certificado de conclusão;
- Preencha o questionário socioeconômico;
- Verifique se todas as informações estão corretas;
- Por fim, envie o formulário.
O INEP utilizará o endereço informado pelo participante para designar onde ele irá realizar a prova. Depois que você terminar a sua inscrição, você poderá imprimir um certificado emitido pelo sistema, nele está todas as informações sobre a candidatura e também sobre a confirmação da inscrição.
Matérias para estudar para o Encceja 2023
O INEP sempre disponibiliza quais são as matérias que deverão ser estudadas pelos participantes para o exame, além disso, versões anteriores do exame também são disponibilizadas para que as pessoas possam se familiarizar com a prova, e por fim, uma série de apostilas com os conteúdos também são liberados, sendo possível conferir as apostilas para o Encceja através desse link.
As matérias que mais caem nos exames do Encceja são os seguintes:
Ensino Fundamental
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira Moderna;
- Artes;
- Educação Física;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais;
- Redação.
Ensino Médio
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Redação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Esclarecendo dúvidas frequentes sobre o Encceja
O exame é composto por 4 provas com 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha, e uma redação. Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Não é preciso ter frequentado ou estar frequentando escolas para participar do exame, a prova é aberta para todos que desejam adquirir a certificação.
O INEP disponibiliza material de estudo gratuito no seu portal, que consistem em um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e 8 volumes de orientação para os estudantes, além das provas e gabaritos de anos anteriores também estarem disponíveis no portal do INEP.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Prouni 2023: quem pode participar? Tire todas as suas dúvidas!