SISU 2022: 5 perguntas que precisam ser respondidas

Confira aqui 5 perguntas a respeito do SISU 2022 que ainda precisam de respostas!

Com o mês de janeiro já se aproximando da metade, muitos estudantes que participaram do ENEM 2021 já começam a se questionar a respeito da edição de 2022 do SISU, abreviação de Sistema de Seleção Unificada, processo que seleciona estudantes que participaram do ENEM e que desejam ocupar vagas em universidades públicas.

Pensando nesta questão, nós, do NoDetalhe, preparamos esta lista com 5 perguntas que ainda precisam ser respondidas a respeito do SISU 2022! Confira!

Publicidade

Publicidade

Quando vão começar as inscrições?

Essa é uma das perguntas que os estudantes que fizeram ENEM em 2021 mais estão querendo saber a resposta. As inscrições para o SISU acontecem geralmente duas vezes ao ano: a primeira em fevereiro e a segunda entre junho e julho.

Entretanto, em época de pandemia, já nos acostumamos a mudanças repentinas em datas e prazos. Portanto, uma vez que o Ministério da Educação ainda não divulgou as datas do SISU 2022, não podemos descartar a hipótese de uma possível mudança de planos, embora isso seja difícil de acontecer.

Quantas vagas cada universidade vai oferecer?

Essa é outra dúvida de muitos estudantes. Afinal, a pandemia também afetou drasticamente a abertura de novos cursos e novas turmas. Portanto, ainda há muitas dúvidas em relação ao número de vagas que cada universidade pública (lembrando que o SISU oferece vagas apenas para universidades públicas; estudantes que almejam bolsas em universidades privadas precisam se inscrever no PROUNI) vai disponibilizar.

Publicidade

Publicidade

Até porque há outro problema em relação ao ENEM 2021: o baixo número de inscritos em comparação às outras edições. O ENEM contou com 5.783.357 inscritos confirmados na edição de 2020. Já na edição do ano passado, o número caiu para 3.109.800. Ainda não sabemos se esse baixo número de inscritos vai influenciar ou não no número de vagas disponibilizadas.

Como vão ficar as notas de corte?

SISU 2022: 5 perguntas que precisam ser respondidas (Imagem: Jeswin Thomas/Unsplash)
SISU 2022: 5 perguntas que precisam ser respondidas (Imagem: Jeswin Thomas/Unsplash)

O número baixo de inscritos no ENEM 2021 também levanta outra dúvida: como vão ficar as notas de corte? Com o número menor de participantes, a concorrência tende a aumentar ou a diminuir?

Pela lógica, com menos participantes, há a possibilidade de que as notas de corte sejam portanto ligeiramente menores. Mas o quão menores vão ser? Isso só vamos descobrir após o término da primeira edição do SISU 2022.

Quais cursos vão ter as maiores notas de corte?

Essas dúvidas em relação às notas de corte dos cursos também levantam uma outra questão: que cursos vão ter as maiores notas de corte? Será que o número menor de inscritos e a possível queda da nota de corte vão alterar a dinâmica dos cursos mais concorridos?

Nas edições passadas, por exemplo, os cursos que lideravam eram os de Engenharia (especialmente Mecânica e Civil), Medicina e Direito. Será que esta trindade vai permanecer no topo de cursos com as maiores notas de corte?

Por conta da atual pandemia de Covid-19, uma possibilidade é a de que cursos da área da saúde (medicina, biomedicina, ciências biológicas, enfermagem, farmácia, odontologia, psicologia) tenham notas de corte ainda mais elevadas, já que são áreas em alta e que possivelmente vão ter bastante concorrência.

Após a aprovação, como vão ser as aulas?

Publicidade

Publicidade

Embora não tenha relação com o processo do SISU, em si, uma dúvida que certamente permeia a cabeça dos estudantes é: caso eu seja aprovado em uma universidade pública através do SISU 2022, como vão ser as aulas? Presenciais ou a distância?

Com o avanço da vacinação, as esperanças eram as de que as aulas em 2022 já voltassem a ser totalmente presenciais. Entretanto, com o recente aumento no número de casos e de hospitalizações por conta da variante Omicron, essa questão fica novamente em aberto.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Mudanças no Jovem Aprendiz 2022: Mais um absurdo do governo Bolsonaro

Fonte: ENEM 2022

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário