Cursinho pré-vestibular GRATUITO da USP com inscrições abertas; garanta sua vaga

Adson Leonardo

14/02/2023

Cursinho pré-vestibular GRATUITO da USP com inscrições abertas; garanta sua vaga

Para quem deseja se preparar para o ENEM e vestibulares é sempre uma luta, especialmente quando não se pode pagar por um cursinho. Mas, graças à Faculdade de Direito da USP e seus alunos, é possível estudar de graça em um cursinho pré-vestibular gratuito.

Criado com o intuito de preparar alunos de diversas camadas sociais para as provas mais importantes de sua juventude, o Cursinho Popular Arcadas inicia suas aulas em março e já está com as inscrições abertas.

Cursinho pré-vestibular gratuito

Cursinho pré-vestibular gratuito (Imagem: lookstudio/Freepik)

Dessa maneira, confira abaixo todos os detalhes sobre o Arcadas, como se inscrever e o calendário do processo seletivo para ficar por dentro dessa oportunidade incrível.

Como se inscrever no Cursinho Popular Arcadas

Antes de se inscrever no Cursinho Popular Arcadas recomendamos, primeiramente, a leitura completa do edital do processo seletivo. Ele está disponível na íntegra no site do curso, em formato PDF para download ou leitura online.

Após a leitura e familiarização com o edital, você terá todas as informações relativas à inscrição, regras, etapas, seleção e matrícula.

Dito isto, a inscrição no cursinho pré-vestibular Arcadas, oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, deve ser feita de maneira online, através de formulário no site Sympla. O link para tal está disponível na página do Facebook, bio do perfil do Instagram e no site oficial do curso.

Há a cobrança de uma taxa de 20 reais para se inscrever no processo seletivo. As inscrições vão do dia 21/12/2022 até 17/02/2023. Não há restrição de idade para se candidatar. No entanto, apenas quem esteja cursando, pelo menos, o terceiro ano do ensino médio poderá ser selecionado.

Além disso, é necessário, no ato da inscrição, responder a alguns questionários e formulários, além de compor uma redação, que será avaliada.

Formulários e questionários

O primeiro destes formulários corresponde às informações pessoais e socioeconômicas de quem está se candidatando.

Uma vez que o objetivo do curso é democratizar o acesso ao ensino superior, este procedimento visa garantir o acesso à quem realmente precisa. Todas as informações passadas serão posteriormente verificadas através de documentos na etapa de Entrevista Socioeconômica.

Informações como documentos, renda per capita da família, assim como documentos dos familiares e declarações de renda, são solicitadas durante o preenchimento ou na ocasião da entrevista.

Em seguida, deve-se preencher um formulário a respeito da disponibilidade de horários. Isto porque as aulas e plantões ocorrem de maneira presencial em horários específicos. Assim sendo, apenas alunos que podem efetivamente frequentar as aulas serão selecionados.

Redação

Por fim, é solicitado aos candidatos que escrevam uma redação com tema apresentado no Edital. Esta segue os moldes do ENEM, tanto na proposição, quanto no formato e avaliação.

O tema para o processo seletivo 2023.1 é “Desafios da demarcação de terras indígenas no Brasil”, uma proposta atual, relevante e cuja discussão, na mídia e sociedade, está em alta. Ela vem acompanhada de textos base e informativos, assim como no ENEM.

O texto deve conter no máximo 30 linhas e um mínimo de 7 linhas, sem título obrigatório.

Vagas e cotas

Ao todo serão 120 candidatos selecionados para integrar o Cursinho Popular Arcadas.

Visando máximo alcance a todas as camadas sociais, especialmente as mais vulneráveis, o cursinho reserva parte de suas vagas para pessoas que se declaram pretas, pardas ou indígenas, ou pessoas transgêneras.

No primeiro caso, metade das vagas serão destinadas aos cotistas. Já no segundo, são reservadas 10 vagas.

Matrícula e início das aulas

A matrícula no Cursinho Popular Arcadas poderá ser efetuada por aqueles candidatos selecionados na primeira chamada do processo, divulgada dia 09/03/2023, entre os dias 13/03/2023 e 18/03/2023.

O início das aulas será no dia 20/03/2023, data onde ocorrerá também a Segunda Chamada caso todas as vagas não tenham sido preenchidas.

Há uma taxa de R$ 50,00 para a matrícula. Após isso, nenhum outro valor é cobrado dos alunos pelo restante do curso.

Horário das aulas

Apesar da inscrição online, todas as aulas do cursinho serão ministradas de maneira exclusivamente presencial. Estas serão de segunda à sexta, das 14h às 18h, e nos sábados das 8h às 13h. Pequenas variações podem ocorrer dentro das faixas de horário informadas.

Há também, além disso, a oferta de 8 Plantões de Dúvidas por semana para ajudar alunos que encontrem dificuldades ou queiram se aprofundar mais nos estudos. Estes podem ocorrer de segunda a sexta entre 13h e 14h, e entre 18h e 19h.

A aplicação de questionários, simulados e aulas extra também podem ser feitas nos horários de plantão e serão devidamente informadas com antecedência.

Por fim, as aulas se darão no prédio da Faculdade de Direito da USP, endereço Largo São Francisco, Centro – São Paulo, SP, CEP: 01005-000.

Etapas do Processo seletivo para o cursinho pré-vestibular gratuito Arcadas

O processo seletivo para o Cursinho Popular Arcadas seguirá o seguinte calendário:

  • De 21/12/2022 a 17/02/2023 – Inscrição e envio da redação
  • De 27/02/2023 a 07/03/2023 – Entrevista socioeconômica
  • 09/03/2023 – Divulgação de aprovados na primeira chamada
  • De 13/03/2023 a 18/03/2023 – Matrícula para primeira chamada
  • 20/03/2023 – Aula inaugural e eventual segunda chamada
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta