Prouni 2022: Como usar a nota do Enem para conseguir uma vaga na universidade?

Com o resultado do Enem já disponível para consulta, veja como usar a nota do exame para concorrer a bolsas do Prouni 2022.

Estudantes que participaram da última edição do Enem já podem consultar o resultado do exame na Página do Participante e calcular a nota média que eles poderão usar no Prouni 2022.

O programa é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil e oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas. No caso dos estudantes que têm interesse em concorrer a uma bolsa do Prouni 2022, já é possível conferir as vagas disponíveis neste ano.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere como usar a nota do Enem para disputar uma vaga do Prouni 2022 e mais detalhes sobre o programa.

prouni 2022 enem
Entenda como usar a nota do Enem para o Prouni 2022. Foto: Divulgação

Como vai funcionar o Prouni 2022

Neste ano, as inscrições para o Prouni seguirão entre os dias 22 e 25 de fevereiro, e o programa divulgará o resultado com os selecionados na 1ª chamada no dia 2 de março.

No primeiro semestre de 2022, os candidatos irão concorrer a 273 mil bolsas em 1085 instituições de ensino de todo o país, distribuídas entre integrais (100%) e parciais (50%).

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que existem critérios de renda diferentes para as bolsas integrais e parciais. No caso das bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto isso, para as bolsas parciais, a renda não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa.

Cada candidato pode concorrer a até duas vagas, que ele pode escolher livremente e até mesmo mudar de opção enquanto as inscrições estiverem abertas.

Como a nota do Enem influencia no Prouni?

A nota do Enem serve como critério para o processo seletivo do Prouni. Afinal, o programa seleciona os candidatos por ordem das notas, ou seja, quanto maior a nota, maior a chance de conseguir uma bolsa.

Para isso, cada oportunidade tem um nota de corte própria, sendo que os cursos mais concorridos exigem notas mais altas.

Além disso, vale lembrar que as notas de corte vão atualizando no decorrer do período de inscrições. Por isso é importante sempre ficar de olho nas vagas de seu interesse para saber se continua tendo chances.

Para conferir suas notas no Enem 2021 e calcular a média geral, acesse a Página do Participante.

Quem tem direito ao Prouni?

Publicidade

Publicidade

Para concorrer a bolsas no Prouni 2022, os candidatos devem ter tirado nota média de pelo menos 450 pontos no Enem 2021, e não podem ter zerado na redação.

Além disso, é preciso se encaixar em pelo menos um dos seguintes critérios para participar do Prouni 2022:

  • Ter estudado na rede pública durante todo o Ensino Médio;
  • Ter feito o Ensino Médio como bolsista integral na rede privada;
  • Ser professor da rede pública;
  • Ter alguma deficiência (PcD);
  • Não ter diploma de ensino superior (exceto para professores).

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário