Renegociação do FIES começa em março: quais os detalhes você precisa se atentar?

A renegociação do FIES começa em março! Confira, aqui, quais são os principais detalhes que você deve se atentar!

O governo federal anunciou que o período de renegociação de dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) começa em março, especificamente a partir do dia 7.

De acordo com o Ministério da Educação, aproximadamente 1 milhão de estudantes possui dívidas no FIES. Trata-se de um programa em que o governo paga parte das mensalidades de estudantes de universidades particulares, com a contrapartida de que quitem esse financiamento depois da formatura.

Publicidade

Publicidade

Aqui, você confere quais são as principais regras para a renegociação de dívidas do FIES! Continue a leitura e descubra!

renegociação do fies

Regras de renegociação de dívidas do FIES

As novas regras de renegociação do FIES foram publicadas em uma MP (Medida Provisória) em dezembro de 2021, mas somente agora devem entrar em vigor. Veja, a seguir, quais são e entenda como funcionam:

Quem pode renegociar dívidas do FIES?

Somente estudantes que formalizaram o contrato de financiamento estudantil até 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento.

Publicidade

Publicidade

Qual a data de início da renegociação do FIES?

De acordo com o Ministério da Educação, a renegociação deve iniciar em 7 de março e ir até o dia 31 de agosto de 2022, seguindo as novas regras publicadas na Medida Provisória.

Quais são os percentuais de desconto na renegociação?

Depende do tempo de dívida do estudante. Abaixo, indicamos quais são as novas regras de desconto estabelecidas pelo governo:

Estudantes com atraso superior a 360 dias

  • Se inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) ou receberam Auxílio Emergencial em 2021 terão desconto de até 92% no valor consolidado da dívida para pagamento integral do saldo devedor. Poderá pagar à vista ou em 10 parcelas corrigidas pela Selic;
  • Demais estudantes terão desconto de até 86,5% no valor consolidado da dívida para pagamento integral do saldo devedor.

Estudantes com atraso superior a 90 dias

  • No pagamento à vista, terão desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal da dívida;
  • Para pagamento parcelado, é possível dividir o valor em até 150 vezes mensais e sucessivas, com redução de 100% dos juros e multas.

Consulta da dívida FIES e da possibilidade de renegociação

O estudante que possui parcelas do FIES em aberto pode realizar uma consulta para verificar o valor exato da dívida, se é possível renegociar nesse novo período e quanto terá de desconto.

Essa consulta é feita no site da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, conforme passo a passo que indicamos abaixo:

Consulta e renegociação do FIES Caixa Econômica Federal

  1. Se o contrato do estudante for com a Caixa, deverá acessar o site de simulação FIES do banco;
  2. Informe seu CPF e clique em “próximo”;
  3. Siga demais orientações dadas na tela para consultar valores e informações sobre a renegociação.

A partir do dia 7 de março o candidato poderá acessar o site novamente e gerar o boleto para pagamento da primeira parcela da renegociação ou boleto da parcela única (à vista). Não há necessidade de ir a uma agência para realizar a renegociação.

Pode ser que o site exija uma atualização cadastral e exiba uma notificação para realizá-la. Outro detalhe importante: somente após o pagamento do boleto é confirmada a adesão à renegociação, portanto, pague o documento dentro do prazo.

Publicidade

Publicidade

Para mais informações sobre a renegociação, os estudantes podem consultar o site Caixa FIES ou ligar para o número 0800 726 0101.

Consulta e renegociação do FIES Banco do Brasil

  1. Acesse o aplicativo do Banco do Brasil;
  2. Selecione a opção de “soluções de dívidas, renegociação FIES”;
  3. Informe dados e siga as orientações dadas pelo aplicativo para consultar valores e simular a renegociação.

Também a partir do dia 7 de março o estudante deve acessar novamente o aplicativo e repetir o passo a passo acima. A contratação da renegociação é feita pelo app e é possível gerar imediatamente o boleto para pagamento.

Se estiver com dúvidas sobre como proceder, é possível realizar todo o processo de renegociação em uma agência do Banco do Brasil. Também dá para acessar o site do banco para esclarecer dúvidas.

Caso prefira, entre em contato por WhatsApp (61 4004 0001) ou com a Central de Atendimento BB (0800 729 0001) para sanar eventuais dúvidas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário