IPVA 2022 RS terá descontos maiores e outras novidades. Entenda

Os motoristas do Rio Grande do Sul terão acesso a algumas novidades na hora de pagar o IPVA RS 2022. Confira quais são elas.

Nesta sexta-feira (10/12), a Receita Estadual do Rio Grande do Sul anunciou algumas novidades para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA RS) em 2022. Entre elas, estão descontos maiores para pagamentos antecipados.

Segundo o Governo do Estado, a medida é uma tentativa de amenizar o aumento do IPVA no ano que vemque pode chegar a 22%. Por isso, além de novos valores de desconto, os motoristas gaúchos também poderão parcelar o imposto em mais vezes.

Publicidade

Publicidade

Além disso, a lista de novidades do IPVA RS em 2022 ainda inclui a possibilidade de pagar com Pix, inclusive para quem optar pelo parcelamento do imposto. De acordo com a Receita Estadual, será possível pagar em mais de 760 instituições.

Motoristas do RS terão acesso a novidades no pagamento do IPVA
Motoristas do RS terão acesso a novidades no pagamento do IPVA 2022. Foto: Detran-RS

Principais novidades para o IPVA RS em 2022

Descontos

Entre as novidades anunciadas pela Receita Estadual, o principal destaque ficou por conta dos descontos. Afinal, eles podem chegar a até 34,63% para pessoas físicas que pagarem o IPVA 2022 até o próximo dia 30 de dezembro.

Esse é o caso de contribuintes que se encaixam nos critérios de Bom Motorista e Bom Cidadão, que ainda podem conseguir descontos de 28%, 24,8% e 22,4%.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, para os demais motoristas, o desconto máximo para pagamento antecipado subiu de 3% para 10%. Mais uma vez, o valor maior vale para quem pagar o imposto até 30 de dezembro de 2021.

Para mais detalhes sobre cada faixa de redução no valor do imposto, confira nosso texto com a tabela completa de descontos do IPVA RS em 2022.

Parcelamento

Outra novidade que pode ajudar motoristas a enfrentarem a alta no valor do IPVA em 2022 é o aumento no prazo de parcelamento.

No próximo ano, os contribuintes terão o dobro do tempo de costume para quitar o imposto. Afinal, o número de parcelas subiu de três para seis, permitindo que o pagamento siga até junho.

Mas apesar de o parcelamento não ter juros, é preciso pagar a primeira parcela até 31/01/2022. Caso o contribuinte perca este prazo, ele terá que pagar o imposto em cota única.

Pagamento do IPVA RS 2022 com Pix

Por fim, mais uma novidade que chama a atenção para o próximo ano é a possibilidade de pagar o IPVA com Pix. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do IPVA/RS para gerar um QR Code.

Publicidade

Publicidade

Além disso, o contribuinte poderá fazer esse procedimento a cada mês e pagar o valor em mais de 760 instituições relacionadas.

Por outro lado, agora não será mais possível pagar o IPVA por cheque no Banrisul. Como não houve tempo hábil para homologar o convênio com a Caixa, as lotéricas estão com a arrecadação suspensa temporariamente.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário