Auxílio Brasil não exige vacinação e frequência escolar

Entenda quais as diferenças entre os requisitos do Bolsa Família e o novo Auxílio Brasil, neste artigo exclusivo do No Detalhe.

O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda criado pelo atual governo, que pretende substituir o antigo Bolsa Família, vai ao ar neste mês de novembro. Os primeiros pagamentos ocorrerão nesta quarta-feira, 17 de novembro, e serão destinados àquelas pessoas com NIS de final 1.

Veja aqui algumas dessas novas condições para garantir o benefícios e como elas se diferenciam entre o antigo Bolsa Família e o atual Auxílio Brasil, como a vacinação e a frequência escolar.

Publicidade

Publicidade

O que levou o governo a não fazer essas exigências?

O programa Auxílio Brasil ainda está rodeado de incertezas, tais como qual o valor exato que será pago, suas bases de estruturação e quais condições serão realmente exigidas das famílias, mas apresenta desde já algumas diferenças em relação ao antigo programa, que terminou sua atuação de 18 anos no último mês.

Uma das questões que o Ministério da Cidadania chegou a informar é que não será exigido das famílias, frequência escolar das crianças e jovens, ou vacinação em dia.

Diferentemente do Bolsa Família, que tinha como condição básica frequência escolar mínima de 85%, o Ministério afirma que no Auxílio Brasil isso não será mais uma exigência.

Publicidade

Publicidade

Auxílio Brasil não exige vacinação e frequência escolar interna
Fonte/Reprodução: Original

Fica na responsabilidade do Ministério da Educação acompanhar a frequência escolar e isso não afetará o recebimento do benefício.

O mesmo em relação à vacinação, o ministério afirma que caso famílias tenham dificuldade de completar o cartão de vacinação, estas podem receber apoio do poder público, e isso não irá alterar o recebimento do benefício. A afirmação é de que fica a cargo do Ministério da Saúde o acompanhamento da vacinação das pessoas.

O objetivo, segundo o Ministério da Cidadania, é incentivar as famílias a buscarem o acesso às políticas públicas, aos seus direitos de educação e saúde.

Quais os requisitos necessários para receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é destinado à população de baixa renda do país, um dos requisitos necessários é saber se sua família faz parte da população de extrema pobreza (renda de até R$100) ou pobreza (renda de até R$200). Outras condições estabelecidas pelo novo programa é que, para receber, as famílias têm de ter em sua composição mulheres gestantes ou indivíduos de até 21 anos de idade.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário