Matrícula escolar 2021: Recife está com inscrições para 4,6 mil vagas remanescentes. Veja!

A rede municipal de ensino público de Recife está com inscrições abertas para 4,6 mil vagas remanescentes. Aqui, indicamos como realizar a matrícula escolar 2021 para garantir uma dessas vagas. Continue a leitura!

matricular escolar 2021 recife

Período de matrícula escolar 2021 Recife

A matrícula escolar 2021 Recife para vagas remanescentes teve início no dia 18 de fevereiro e vai até o dia 26 do mesmo mês, enquanto durarem as oportunidades nas escolas da rede pública.

Ao todo, a rede de ensino público oferece 4,6 mil vagas remanescentes, abrangendo diferentes níveis de educação básica, como creches, educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Como fazer a matrícula escolar 2021 Recife

Interessados em uma das vagas remanescentes disponibilizadas pela prefeitura devem realizar a matrícula escolar 2021 Recife pelo telefone. Os pais ou responsáveis legais precisam ligar para o número 0800 200 6565.

Detalhes importantes sobre a ligação é que ela é gratuita e só pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quando fizer a chamada, o pai ou responsável legal precisa ter documentos do aluno em mãos para realizar um cadastro.

Nesse cadastro, que é uma pré-matrícula, será preciso informar RG e CPF do estudante (se tiver), endereço residencial, ano escolar e unidade de ensino desejada. Também é necessário informar dados da pessoa responsável pelo cadastro.

O que acontece após a pré-matrícula?

Depois que o cadastro / pré-matrícula é realizada, a Secretaria de Educação do Recife verifica se há vaga disponível na escola desejada e entra em contato com os pais ou responsável legal para confirmar a reserva.

Após o contato, os responsáveis pelo aluno devem comparecer à escola ou creche para confirmar e realizar a matrícula. Esse período de confirmação vai de 1 a 5 de março.

Portanto, é fundamental frisar que o cadastro / pré-matrícula não garante a vaga, é preciso aguardar a confirmação da Secretaria de Educação de Recife e ir até a unidade de ensino para efetivar a matrícula.

Como é a confirmação da matrícula escolar 2021 Recife?

Após receber a confirmação da Secretaria de Educação de Recife, os responsáveis legais devem comparecer à unidade de ensino ou creche que escolheram para realizar a matrícula.

Na ocasião, será preciso apresentar uma documentação específica para garantir a vaga. Veja, a seguir, o que é solicitado pelas escolas ou creches para efetuação da matrícula:

  1. Número de protocolo gerado no ato da reserva da vaga. Tal informação é fornecida pela Secretaria de Educação do Recife;
  2. Cópia e original do RG e CPF do aluno, se tiver esses documentos. Caso não tenha, apresente cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  3. Carteira de vacinação (é obrigatório que a vacinação esteja em dia);
  4. Cartão do SUS, caso tenha;
  5. Comprovante de residência atualizado, com no mínimo três meses. É possível apresentar contas de energia elétrica, água, gás, telefonia, cartão de crédito, entre outras;
  6. Duas fotos 3×4 atualizadas;
  7. Comprovante do nível escolar do estudante, se já iniciou sua educação básica. O histórico escolar é aceito pelas unidades de ensino como um comprovante;
  8. RG e CPF do pai ou responsável legal que fará a confirmação da matrícula.

Caso não tenha toda a documentação solicitada, apresente somente o possui no dia da confirmação da matrícula e verifique com a unidade de ensino ou creche a possibilidade de apresentar os documentos faltantes numa outra oportunidade.

Na maioria dos casos, as escolas e creches liberam a apresentação posteriormente porque não podem negar a matrícula. No entanto, é importante apresentar os documentos posteriormente, uma vez que há o risco de perder a vaga se não o fizer.

Caso se encaixe em uma situação de não apresentação de toda a documentação solicitada, verifique com a unidade de ensino ou creche qual o prazo para encaminhamento do restante dos documentos e procure cumprir essa data.

Quando começam as aulas na rede municipal do Recife?

De acordo com a Secretaria de Educação do Recife, as aulas na rede municipal terão início em março. A data oficial ainda será divulgada pelo órgão.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário