Senac PE: Inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos. Entenda!

Nesta terça-feira (09/02) o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu inscrições para três Cursos Técnicos gratuitos diferentes. Ao todo, são 15 vagas disponíveis para os cursos técnicos em administração, segurança do trabalho e em rádio e TV.

Em todas as três opções disponíveis, as aulas serão presenciais na Unidade de Educação Profissional em Santo Amaro, bairro da área central de Recife (PE). Entretanto, há a possibilidade de adaptar as aulas para uma modalidade remota.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Senac-PE até o próximo domingo, dia 14 de fevereiro. Segundo o edital, a iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

cursos técnicos gratuitos

Segundo o Senac, os candidatos aos cursos técnicos gratuitos oferecidos pela instituição devem seguir os pré-requisitos do PSG. Entre eles está a necessidade de que a renda familiar mensal do candidato seja de até dois salários mínimos por pessoa.

Além disso, outras condições para participar do programa de gratuidade do Senac incluem ter 16 anos de idade ou mais, e como escolaridade mínima o 2º ano do Ensino Médio (varia conforme o curso escolhido).

Em todos os três cursos técnicos gratuitos disponibilizados neste edital do Senac-PE, as aulas iniciam em 1º de março. Os turnos variam conforme o curso: nos técnicos em administração e segurança do trabalho, as aulas serão no turno da noite. Enquanto isso, o curso técnico em rádio e TV será no turno da manhã.

Como se inscrever nos cursos técnicos gratuitos do Senac-PE?

Os interessados nos cursos disponibilizados pela instituição devem acessar o site do Programa Senac de Gratuidade para se inscrever. Em seguida, basta clicar na opção “Consulta de Vagas” para acessar a página de editais abertos.

Nesta página, o candidato deve clicar no campo abaixo de “Processo de inscrição” e escolher a opção PSG 2021.05. Ao selecionar essa opção, os menus abaixo devem mostrar os cursos abertos e as respectivas informações sobre local, horário e data.

Em caso de falhas na plataforma, você pode acessar a página “Fale Conosco” do Senac-PE em http://www.pe.senac.br/contato/, ou ligar nos seguintes telefones:

  •  0800 0811688
  • (81) 3413.6728;
  • (81) 3413.6729;
  • (81) 3413.6730.

Estes são os números de contato da sede do Senac-PE, a unidade de Santo Amaro, no Recife. Lá também está localizada a Central de Atendimento Senac (CAS), que é o local onde os aprovados devem comparecer para efetuar a matrícula.

O Senac irá divulgar a lista de aprovados na segunda-feira (15/02). Neste mesmo dia inicia o período de matrículas, que segue até 19 de fevereiro e acontece de forma presencial na CAS, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500, bairro de Santo Amaro. O atendimento é das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 17h aos sábados.

Quais são os cursos técnicos gratuitos oferecidos?

As três opções de cursos oferecidas nesse edital do Programa Senac de Gratuidade contemplam diferentes áreas de atuação. São cursos de carga horária mínima de 1000 horas, com mais de um ano de duração e aulas de segunda a sexta-feira.

Técnico em Administração

O profissional técnico em administração realiza atividades de apoio aos processo de várias áreas de uma empresa. Ele desempenha suas funções de forma proativa, e deve ser capaz de solucionar problemas e manter um bom relacionamento interpessoal.

O curso do Senac é voltado à formação deste profissional capaz de compreender a dinâmica e o funcionamento de cada setor da empresa, de interagir com diferentes equipes no decorrer dos processos organizacionais.

  • Duração: de 1º de março de 2021 a agosto de 2022;
  • Horários: segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30;
  • Carga horária: 1000 horas.

Técnico em Segurança do Trabalho

Aqui nós já falamos sobre o curso técnico em segurança do trabalho, mostrando um guia completo sobre esta alternativa profissional.

Para quem tem interesse nessa área, vale a pena conferir o texto para saber como funciona o mercado de trabalho, onde fazer o curso e o que se aprende na grade curricular. E como citado no texto, o curso técnico do Senac é um dos mais recomendados para quem quer atuar na área de segurança do trabalho.

  • Duração: de 1º de março de 2021 a novembro de 2022;
  • Horários: segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30;
  • Carga horária: 1200 horas.

Técnico em Rádio e TV

Esta é uma opção de curso bem interessante para quem quer trabalhar com comunicação. O curso técnico em rádio e televisão prepara o aluno para se tornar um profissional preparado para atuar com produção de conteúdos audiovisuais.

A grade curricular oferece atividades práticas e teóricas, desenvolvendo habilidades técnicas para que o estudante possa exercer diferentes funções nessa área que tem um mercado de trabalho bastante abrangente.

  • Duração: de 1º de março de 2021 a maio de 2022;
  • Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h;
  • Carga horária: 1028 horas.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário