Como se inscrever no Sisu 2022? No Detalhe ensina!

Como se inscrever no Sisu 2022? No Detalhe ensina!

Nesta terça-feira (28), iniciaram as inscrições no Sisu 2022, que é uma das principais formas de ingressar no ensino superior. É importante que o candidato saiba como se inscrever e mais.

As inscrições se encerrarão às 23h59min desta sexta-feira, dia 1º de julho.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo como se inscrever no Sisu 2022, como consultar as notas de corte parciais, como funcionam os resultados do Sisu e confere o calendário divulgado até o momento. Continue lendo!

Como se inscrever no Sisu 2022?

Como se inscrever no Sisu 2022? No Detalhe ensina!
Abriram nesta terça-feira (28) as inscrições para o Sisu 2022. Saiba como se inscrever, como consultar as notas de corte parciais e mais! (Imagem: Reprodução/Internet)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma das principais formas de ingresso do estudante no ensino superior. Para se inscrever no Sisu 2022, você deve:

  • Acessar o site oficial do SISU para participar das inscrições SISU 2022;
  • Observar se as inscrições estão abertas e, se sim, clicar na opção “Inscreva-se“;
  • A partir disso, é necessário preencher a ficha com os dados e fazer duas opções de cursos;
  • Aguarde o dia do resultado.

No ato de inscrição, o candidato deve fazer duas opções de curso e o ideal é que se mantenha atento às notas de corte parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.

Publicidade

Publicidade

Quem tem direito a se inscrever no Sisu 2022?

Só é possível que se inscrevam no Sisu 2022 os candidatos que prestaram o ENEM. Afinal, será a nota final dessa prova que irá ser colocada em cada curso escolhido.

Entenda que cada curso tem sua nota de corte, que corresponde à nota mínima para disputar a vaga. Tendo isso em vista, é necessário que o candidato possua uma nota superior à nota base. Assim, ele terá chances de conquistar a vaga desejada.

Como acompanhar as notas de corte parciais?

É de grande importância, como comentamos anteriormente, que o estudante fique de olho no sistema do Sisu, para saber das notas de corte parciais. Essa ação pode prevenir o candidato contra eventuais frustrações.

Para consultar as notas de corte parciais, o estudante deve selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou alguma cota social) no site do Sisu. Isso pode ser feito a partir do dia 29 de junho.

Enquanto o candidato estiver logado à sua conta, ele poderá visualizar a própria posição, entre demais candidatos já inscritos. Em geral, consta no uma mensagem como: “A nota de corte nesta modalidade era de 800 em 29/06/2022 à 0h”, que pode dar uma boa base para o candidato.

Enquanto o período de inscrições estiver aberto, o estudante pode fazer a alteração das opções de curso quantas vezes desejar. Se o candidato vir que está muito abaixo da nota de corte parcial, poderá trocar a opção. Isso porque a marcação que realmente irá valer será a última opção feita.

Publicidade

Publicidade

O estudante só pode fazer alterações até 23h59 de sexta-feira, dia 1º de julho. Depois disso, restará ao candidato apenas aguardar o resultado.

Como funcionam os resultados do Sisu?

A lista de selecionados será divulgada no dia 6 de julho de 2022. O aluno pode ser aprovado apenas em um dos cursos marcados na inscrição:

  • exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente;
  • em sua 2ª opção, se só a nota dela for alta o bastante.

Em caso de o estudante ter alcançado índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária. No caso, a que foi colocada como 1ª opção.

Calendário Sisu 2022

Ainda não foram divulgadas todas as informações a respeito do calendário do Sisu 2022. No entanto, temos algumas datas definidas.

  • Inscrições: de 28 de junho a 1º de julho
  • Resultados: 6 de julho
  • Matrículas: de 13 a 18 de julho
Publicidade

Veja também: Consórcio abre concurso público em várias cidades paulistas; salários de até R$ 15 mil

Publicidade

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar