Ifap tem inscrições abertas até 24 de junho para cursos técnicos

Hoje é o último dia de inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos e profissionalizantes ofertados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap). São 650 vagas distribuídas entre seis campus da instituição, e 13 opções de cursos.

As aulas iniciam no 2º semestre deste ano, e acontecerão nas modalidades presencial e on-line, dependendo do curso e do local. O Ifap irá selecionar os candidatos de acordo com as notas obtidas em matemática e língua portuguesa durante o Ensino Médio.

Publicidade

Publicidade

As inscrições se encerram às 23h59 desta quinta-feira (24/06), e devem ser realizadas pelo site do Ifap. Além de informar as notas dos três anos do Ensino Médio, os candidatos também precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 10. Entretanto, candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico têm direito à isenção.

cursos técnicos ifap
Inscrições para os cursos técnicos do Ifap encerram nesta quinta. Foto: Carlos Alberto Jr/Arquivo G1

Das 650 vagas disponíveis, 50% são destinadas a alunos que estudaram em escolas públicas. Além disso, também há cotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados negros, pardos, indígenas ou com algum tipo de deficiência.

As vagas em cursos técnicos do Ifap estão disponíveis para as cidades de Macapá, Porto Grande, Oiapoque, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Santana. Nesta edição do processo seletivo, o campus de Laranjal do Jari é o que conta com mais cursos e vagas ofertadas.

Publicidade

Publicidade

O Ifap irá divulgar o resultado provisório da análise documental no dia 10 de julho, e os candidatos serão classificados em listas, conforme a pontuação obtida. O período de matrículas seguirá de 22 a 27 de julho e as aulas estão previstas para começar em 4 de agosto.

Para conferir como funciona a pontuação e todos os detalhes sobre a oferta de cursos técnicos do Ifap, basta baixar o edital do processo seletivo.

Veja também: Prouni, Fies e Sisu: MEC divulga as datas para próximas edições – Confira aqui!

Cursos técnicos disponíveis no Ifap

Cada campus do Ifap conta com uma variedade diferente de cursos e vagas disponíveis.  Veja a seguir como ficou a distribuição de ofertas por município.

Campus Macapá

  • Técnico em Edificações – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 2 anos;
  • Técnico em Mineração – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 2 anos;
  • Técnico em Estradas – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 2 anos;
  • Técnico em Geoprocessamento – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 2 anos.

Campus Laranjal do Jari

  • Técnico em Informática – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Informática – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Serviços Públicos – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Meio Ambiente – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 2 anos;
  • Técnico em Florestas – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 2 anos.

Campus Avançado do Oiapoque

  • Técnico em Finanças – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano.
  • Técnico em Recursos Humanos – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano.
  • Técnico em Administração – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período matutino e duração de 1,5 ano.

Campus Porto Grande

  • Técnico em Administração – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Agronegócio – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade presencial com aulas no período noturno e duração de 3 anos;

Campus Santana

  • Técnico em Informática – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Serviços Públicos – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Finanças – 40 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano.

Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari

  • Técnico em Recursos Humanos – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 1,5 ano;
  • Técnico em Controle Ambiental – 30 vagas. Curso subsequente na modalidade à distância com aulas no período noturno e duração de 3 ano.

Veja também: Mais de 40 concursos encerram a inscrição até o fim do mês. Confira as oportunidades

Quem pode se inscrever nos cursos técnicos do Ifap?

Cursos técnicos subsequentes, como estes oferecidos pelo Ifap, são formações destinadas a quem concluiu o Ensino Médio. Sendo assim, pode se inscrever no processo seletivo qualquer pessoa que já tenha terminado o Ensino Médio, sem dependências, até o dia da matrícula.

Como se inscrever nos cursos técnicos do Ifap?

Publicidade

Publicidade

Para se inscrever, basta acessar o site do processo seletivo (link disponível no início do texto) e escolher o curso e campus de sua preferência.

No campo de pesquisa disponível no início da página, é possível digitar o nome do curso ou selecionar o campus do seu município para facilitar a pesquisa.

Após encontrar o curso, basta clicar em “Inscreva-se” para ser redirecionado ao site gov.br, onde é necessário consultar o CPF antes de seguir com o cadastro. Em seguida, é só preencher o formulário com todas as informações solicitadas e anexar os documentos necessários.

Vale lembrar que a inscrição só será confirmada após o pagamento da ou da homologação da isenção da taxa.

Publicidade

Fonte: G1.

Publicidade

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário