Siga estes passos para REGAR SUAS PLANTAS da forma correta!

Confira 7 dicas aqui no No Detalhe que mostram a forma perfeita de como regar as suas plantas e garantir que elas cresçam bem!


Todo mundo que possui plantas em casa já deve ter se perguntado qual é a forma certa de regá-las. Se esse for o seu caso, confira aqui no No Detalhe 7 dicas essenciais que vão te ajudar muito na hora em que você for regar as suas plantas!

Siga estes passos para REGAR SUAS PLANTAS da forma correta! (Imagem: Brina Blum/ Unsplash)
Siga estes passos para REGAR SUAS PLANTAS da forma correta! (Imagem: Brina Blum/ Unsplash)

7 – Atenção ao tipo de vaso

O tipo de vaso em que você for colocar a planta varia muito, portanto, tome cuidado na hora de escolher um. Um erro que as pessoas tendem a cometer ao cultivar plantas é não trocá-las de vaso, fazendo com que as raízes fiquem fixadas nas laterais internas do vazo.

Isso pode fazer com que o crescimento da planta atrase ou fique paralisado, além de dificultar a penetração da água no substrato e consequentemente tornando-as mais vulneráveis a doenças. As plantas precisam ter vasos que sejam de acordo com os seus tamanhos para que elas possam crescer e se desenvolver corretamente.

Além disso, certifique-se que haja buracos para a drenagem do excesso de água no fundo do vaso, além do recipiente estar dentro de um pires para que você possa coletar toda a água que foi escoada e impedir que ela caia no chão e faça sujeira.

6 – Atenção à luz solar

Plantas precisam de luz para se desenvolver, caso contrário elas podem acabar morrendo. Se você costuma deixar as suas plantas no sol, é preferível que você regue elas durante a manhã, quando o sol não está muito forte fazendo com que a água não evapore muito rapidamente.

E lembre-se de não molhar as folhas, pois isso pode fazer com que elas acabem queimando ao entrarem em contato com a luz solar. Caso você crie bromélias, isso pode não ser necessariamente um problema já que elas costumam absorver água mais rapidamente pelas folhas em comparação com outras plantas.

5 – Não regue as folhas, somente o solo

Além de fazer com que elas se queimem caso estejam em contato com o sol, molhar as folhas também pode tornar a planta mais suscetível a proliferar fungos e desenvolver doenças, além de infecções por bactérias e outras doenças. Para evitar isso, sempre regue o solo, nunca a planta em si.

4 – Não sobrecarregue a planta com água

Excesso de água pode causar sérios problemas para a planta, pois caso o substrato possuam uma quantidade excessiva do líquido, as raízes podem acabar apodrecendo, levando a planta à morte, ou em alguns casos, fazendo com que ela morra por afogamento.

Para evitar que isso aconteça, preste bastante atenção na quantidade de água que você descarrega na sua planta. Além disso, certifique-se que você está regando todos os lados do vaso, pois se você molhar apenas um dos lados, as raízes tenderão a se desenvolver para o lado mais molhado, fazendo com que ela cresça de um jeito desigual.

3 – Tenha atenção às estações do ano

Durante as épocas mais frias do ano, as plantas tendem a conservar mais energia, fazendo com que o seu desenvolvimento fique mais lento. Por causa disso, as plantas tendem a precisar de menos água do que no verão ou primavera.

Outra coisa que precisa ser levada em consideração é a temperatura do ambiente no qual a planta está. Certifique-se que a temperatura não está fria demais pois a planta poderá ficar seca ou murcha, e tenha certeza que também não esteja quente demais para não desidratar a planta.

2 – Atenção quanto o clima estiver frio

Caso você more em um local que faça frui constante, tome cuidado para não molhar a planta demais, ou então muito pouco. Pelo fato de estar muito frio, a água tende a evaporar em uma velocidade mais devagar, então cuidado para não molhar o solo demais.

Mas também não corra o risco de desidratar as suas plantas, pois se você costuma deixá-las no sol, a luz solar pode acelerar um pouco a evaporação, por causa disso, tente regar a planta com a mesma quantidade de água que você descarrega nelas durante as outras estações do ano.

1 – As necessidades variam de acordo com as plantas

Isso pode ser obvio, mas merece ser mencionado, pois todas plantas possuem necessidades diferentes. Enquanto algumas precisem de quantidades maiores de água para sobreviver, outras precisam de intervalos maiores de regas para secar e absorver bem a água.

Para garantir que as plantas se desenvolvam bem, procure regar o solo sempre que ele estiver seco, utilizando o seu dedo ou um aparelho que mede umidade. Caso o solo estiver totalmente seco, não deixe a planta com sede.

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.