Churrasqueira elétrica ou a carvão? Veja qual é melhor para o seu churrasco!

Confira algumas comparações entre a churrasqueira a carvão e a elétrica e defina qual é a melhor opção para o seu churrasco.


Na hora de assar uma carne, a tradição brasileira é utilizar uma churrasqueira a carvão. Mas nos últimos anos o carvão ganhou um “rival”, a churrasqueira elétrica, e a seguir você confere qual é a melhor opção para o seu churrasco.

Churrasqueira elétrica ou a carvão? Veja qual é melhor para o seu churrasco!
Veja comparações entre as churrasqueiras a carvão e elétrica. Foto: Andrik Langfield/Unsplash

Quais as diferenças entre a churrasqueira elétrica e a churrasqueira a carvão?

Conforme os próprios nomes já indicam, a principal diferença entre estes dois tipos de churrasqueira é a fonte de alimentação: uma utiliza energia elétrica para assar a carne, e outra depende do calor gerado pelas chamas do carvão.

As churrasqueiras elétricas são bastante práticas e ágeis, pois não é necessário esperar até que o fogo atinja a temperatura ideal para iniciar o processo de assar carne. Além disso, como elas são portáteis e ocupam pouco espaço, você pode fazer um churrasco em qualquer lugar. Grill ou Churrasqueira Elétrica? Explicamos as diferenças!

Este é um dos principais motivos para a popularização das churrasqueiras elétricas. Afinal, as tradicionais casas com quintal vêm se tornando cada vez mais raras, perdendo espaço no mercado imobiliário para apartamentos e casas sem jardim.

Com isso, a churrasqueira elétrica se tornou uma opção para essa realidade, já que permite fazer um churrasco em qualquer lugar, inclusive dentro de casa. Afinal, além de ocuparem pouco espaço, não fazem fumaça.

Enquanto isso, as churrasqueiras a carvão precisam de mais espaço e demandam mais trabalho. Isso porque o carvão exige um esforço maior para pegar fogo e para se manter com as chamas acesas, além de mais tempo para atingir a temperatura ideal para começar a assar a carne.

Churrasqueira elétrica: vantagens e desvantagens

De modo geral, a churrasqueira elétrica é mais fácil de usar. Como esta ferramenta foi criada para poupar o churrasqueiro do trabalho de queimar carvão, basta ligá-la na tomada que ela já está pronta para uso.

Além disso, esta churrasqueira é mais limpa e não emite fumaça, o que é ideal para quem faz churrasco em áreas urbanas.

No entanto, a churrasqueira elétrica tem uma desvantagem no quesito sabor. Isso porque ela não consegue reproduzir aquele sabor característico de defumado do churrasco feito com carvão. Outro ponto negativo é que ela é menos versátil que as churrasqueiras “tradicionais” e não possui a opção de se colocar lenha, por exemplo.

Churrasqueira a carvão: vantagens e desvantagens

Enquanto isso, a churrasqueira a carvão é considerada a opção tradicional. Ela remete à imagem clássica de churrasco e é a escolha de muitos amantes dessa verdadeira tradição brasileira.

A churrasqueira a carvão proporciona um sabor único e autêntico à carne, devido ao contato direto com o carvão. Além disso, é possível colocar lenha neste tipo de churrasqueira, deixando a carne ainda mais saborosa e dando um toque especial para o churrasco, conforme já mostramos aqui.

No entanto, esta churrasqueira requer mais tempo e habilidade para ser preparada e mantida, e também acaba gerando fumaça, o que pode ser um problema em áreas urbanas. Para quem mora em apartamento, por exemplo, pode ser difícil encontrar um lugar arejado o suficiente para acender uma churrasqueira a carvão.

Mas qual é a melhor opção?

Para definir qual é a melhor opção para o seu churrasco, você deve considerar as vantagens e desvantagens de cada uma destas churrasqueiras e considerar o espaço disponível.

De modo geral, a churrasqueira elétrica é mais prática e limpa, mas não consegue reproduzir o sabor tradicional do churrasco. Já a churrasqueira a carvão é a escolha tradicional e oferece um sabor autêntico, mas requer mais tempo e habilidade para assar a carne.

Melhores carnes para cada churrasqueira

Apesar destas churrasqueiras usarem fontes de calor diferentes, as recomendações de carnes para churrasco não variam entre elas.

Por isso, na hora de escolher a carne para assar, seja na churrasqueira a carvão ou na elétrica, dê preferência aos cortes mais gordurosos, que costumam ser mais saborosos, macios e suculentos.

Nesse caso, além da picanha e da costela, que são as opções mais conhecidas para um bom churrasco, aproveite para conferir aqui alguns cortes que merecem atenção.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.