5 carros com as manutenções MAIS BARATAS; ainda valem a pena em 2023?

Felipe Matozo

31/01/2023

Para quem procura carros em conta, um dos principais critérios de escolha é selecionar modelos com manutenção barata. Por isso, confira a seguir uma lista com veículos que se destacam neste quesito.

1 – Fiat Uno

5 carros com as manutenções MAIS BARATAS; ainda valem a pena em 2023?

Foto: Divulgação/Fiat

O Fiat Uno é um verdadeiro sinônimo de carro barato para se manter. Presente no mercado brasileiro desde a década de 1980, o Uno deixou de ser produzido em dezembro de 2021, mas ainda circula em peso pelas ruas do país.

Apesar de simples, o Uno é conhecido por ser econômico em diversos sentidos, desde o consumo de combustível até os custos de manutenção. Por isso, é o nome ideal para começar a nossa lista.

Mas o fato de as peças serem mais baratas também pode indicar, em alguns casos, fragilidade de alguns componentes, principalmente no acabamento. Portanto, é importante “dar uma geral” no veículo caso você planeje comprar um Uno.

2 – Volkswagen Gol

volkswagen gol

Foto: Divulgação/Volkswagen

Provavelmente, o Gol é o primeiro nome que vem à cabeça da maioria dos brasileiros quando se fala em “carro popular”. Afinal, foram 42 anos de produção ininterrupta no país e 8 milhões de unidades fabricadas.

Além disso, o Gol foi líder de vendas no Brasil por 27 anos, e por isso deve seguir sendo um veículo fácil de se encontrar nas ruas do país pelos próximos anos, apesar de ter saído de linha em 2022.

Naturalmente, há diversos motivos para o Gol passar quase 30 anos como carro mais vendido do Brasil, e um deles é o baixo custo de manutenção. 

Mesmo que as diferentes gerações do veículo apresentem alguns problemas comuns, há uma grande oferta de peças e serviços que deixam sua manutenção mais em conta.

3 – Hyundai HB20

Hyundai HB20

Foto: Divulgação/Hyundai

Trazendo a lista para um cenário mais contemporâneo, temos um carro que vem se destacando como um dos modelos mais vendidos do país nos últimos anos.

Um destaque em relação ao custo de manutenção do HB20 é que este é um veículo fabricado apenas no Brasil. Com isso, o preço da maioria das peças está na média do segmento.

4 – Chevrolet Celta

chevrolet celta

Foto: Divulgação/Chevrolet

Mais um modelo que saiu de linha, mas ainda circula bastante pelas ruas e estradas brasileiras é o Celta. Após anos entre os carros mais vendidos do país, o hatch popular da Chevrolet saiu de linha em 2015, sendo substituído pelo Onix.

Como está fora do mercado há alguns anos, o Celta é um modelo indicado para quem procura por carros usados. E já que ainda há uma oferta considerável deste modelo, a manutenção fica mais acessível.

Mas é importante ter atenção na hora de comprar um Celta. Afinal, este é um tipo de carro que muitos donos acabam relaxando em seus cuidados, então vale a pena dar uma boa revisada antes de fechar a compra.

5 – Ford Ka

ford ka

Foto: Divulgação/Ford

Por fim, temos um clássico modelo popular da Ford no mercado brasileiro. Além de econômico, o Ka tem um baixo custo de manutenção que ajudou a manter suas vendas sempre em alta.

Embora tenha saído de linha com o fechamentos das fábricas da Ford no Brasil, os proprietários do Ka não enfrentam muitas dificuldades para manter este carro. Isso porque há uma grande oferta de peças, o que permite preços mais baixos pela facilidade de entrega de componentes.

Por que estes carros têm manutenção barata?

Os carros citados são mais baratos de se manter porque foram modelos planejados para serem mais populares. Ou seja, são veículos, mais simples, com menos tecnologias e preços mais acessíveis para terem um maior volume de vendas.

Com isso, as montadoras procuram fazer com que eles tenham um bom custo-benefício, de modo que se destaquem por não gerar muita dor de cabeça para os proprietários.

Além disso, o fato de serem carros mais populares faz com que haja uma ampla disponibilidade de peças e serviços no Brasil. Dessa forma, a manutenção fica mais barata.

Vale a pena ter carros com manutenção mais barata?

Esta é uma questão que depende muito das prioridade de cada motorista. Para quem procura um carro “para não se incomodar”, escolher um modelo conhecido por apresentar poucos problemas e que tenha custos mais baixos de manutenção pode ser uma boa estratégia.

Por outro lado, carros com manutenção mais barata costumam ser mais simples, sem tantos recursos e tecnologias. Afinal, quanto mais “complexo” for um carro, maior é o seu custo de manutenção.

Outra desvantagem é que alguns dos carros citados já saíram de linha. Sendo assim, há apenas usados e seminovos disponíveis no mercado, o que pode frustrar quem quer um 0km.

Portanto, se você está atrás de um carro com manutenção barata, é importante ter em mente que por um lado eles são mais econômicos, mas por outro são mais “pelados”.

Você também pode gostar de ler
10 carros com o melhor custo-benefício para famílias grandes

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta