Cuidar de orquídeas: Entenda os passos FUNDAMENTAIS para mantê-las bonitas e saudáveis
Se você quer plantar orquídeas no seu jardim, não deixe de conferir essas dicas úteis de como cuidar dessas plantas!
Orquídeas são uma das plantas mais cultivadas por aqueles que possuem jardins em casa, pelo fato delas não serem muito difíceis de cuidar e por elas também serem muito belas.
Confira também: Quais são os insetos que AJUDAM a manter a saúde do seu jardim?
Mas até mesmo orquídeas, que são relativamente fáceis de serem criadas, precisam de atenção e dedicação pelos seus cultivadores, para que assim elas possam crescer de forma saudável.
Veja a seguir alguns passos fundamentais que todas as pessoas que possuem um jardim em casa, e que cultivam ou que estão planejando em cultivar orquídeas devem seguir.
1 – Escolha o tipo certo de orquídea
Existe vários tipos de orquídeas diferentes, cada uma com suas próprias características e necessidades próprias. Portanto, é bom que você escolha qual espécie é melhor para o seu jardim e que seja mais fácil para você cuidar.
Dessa forma, você poderá evitar uma boa quantidade de dor de cabeça caso escolha um tipo de orquídea que seja impróprio para o seu jardim ou então que seja complicado demais para ser cultivada.
2 – Forneça luz adequada
A maioria das orquídeas requer luz indireta brilhante, ou seja, luz que não bata diretamente na superfície da planta e que seja brilhante o suficiente para que ela possa se desenvolver de forma adequada.
Caso a luz seja forte demais, a planta poderá acabar tendo as suas folhas e flores queimadas, e caso a luz seja fraca demais, a orquídea poderá ter dificuldades em se desenvolver e talvez possa até mesmo acabar morrendo.
3 – Regue-a corretamente
Toda planta, não importa qual tipo seja, requer água para se desenvolver. Por isso, é importante que você regue a planta regularmente, de preferência uma vez por dia, ou uma vez a cada dois dias. Lembre-se de sempre regar o solo, e nunca a planta em si.
Além disso, tome cuidado para não sobrecarregar a planta com água, pois as suas raízes poderão acabar apodrecendo levando ela à morte. Portanto, apenas despeje a água no substrato quando ele estiver totalmente seco.
4 – Forneça um substrato apropriado
O substrato (ou apenas solo) em que a planta está também influencia no seu desenvolvimento. Para garantir que ela cresça de forma saudável e adequada, forneça um solo apropriado que seja rico em nutrientes para que a orquídea possa crescer apropriadamente.
5 – Mantenha-a em uma temperatura adequada
Boa parte das orquídeas requer uma quantidade específica de temperatura para que elas possam crescer de forma adequada. A grande maioria das orquídeas requer temperaturas entre 18 – 27°C durante o dia e 12 – 21°C durante a noite.
Caso as orquídeas fiquem expostas a temperaturas altas demais, a planta poderá acabar ficando ressecada, e se ela ficar expostas a temperaturas baixas demais, ela poderá murchar. Ambas condições podem levá-la à morte.
6 – Adube o solo regularmente
Um solo bem adubado também pode ajudar no desenvolvimento da planta, pois o adubo pode fornecer mais nutrientes que a planta pode absorver, ajudando a um desenvolvimento melhor e uniforme.
É recomendável que você adube o substrato pelo menos uma vez por mês, para garantir que a orquídea possa absorver todos os nutrientes que estão presentes no adubo. Além disso, adubos orgânicos são mais recomendáveis.
7 – Realize podas adequadas
Orquídeas crescem bastante e tendem a ficar muito grandes, e para evitar que elas ocupem muito espaço no vaso ou no jardim, é bom realizar podas frequentes para garantir que elas não fiquem grandes demais, e para que elas também possam crescer de forma uniforme.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Faça ISTO para que você possa ter um jardim florido; dicas infalíveis