Sementes de Mamão podem virar um tempero DELICIOSO: basta seguir este passo a passo
Descubra como se faz um tempero delicioso usando sementes de mamão e fique por dentro dos benefícios que essas sementes apresentam.
Explorando bem as sementes de mamão, você pode se deparar com uma excelente descoberta: dá para transformá-las em um tempero para lá de saboroso.
Veja também: Eu acabei com o mofo das paredes da minha casa com esta mistura caseira poderosa que encontrei na internet
A semente de mamão apresenta muitos benefícios para o corpo humano. Por isso é bom encontrar formas de se alimentar dela.
Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo como é possível transformá-la em tempero e como usar nos alimentos.
Sementes de mamão rendem um tempero delicioso
Embora muitas pessoas acabem jogando fora as sementes quando vão consumir o mamão, elas devem ser preservadas, podendo ser utilizadas em diferentes preparos.
Ou seja, ao invés de serem descartadas, o ideal é que as sementes sejam consumidas, por serem muito nutritivas.
Uma alternativa interessante é transformar as sementes de mamão em tempero para a comida. Nesse caso, tudo que você vai precisar é de uma quantidade suficiente, com base na quantidade de comida que vai preparar, seja para você mesmo ou para você e seus convidados.
Você pode aproveitar sementes de um mamão recém consumido ou pode ir guardando dos mamões que foi consumindo nos últimos tempos.
Antes de tudo, o que você precisa fazer para preparar o tempero é lavar os caroços, para tirar qualquer lasca de polpa da fruta que possa ter nas sementes. Depois disso, é necessário remover a camada gelatinosa que envolve a semente, ficando só com a semente, que é a parte de textura mais rígida.
Depois de fazer isso, você vai precisar colocar as sementes em prato com algum pano de mesa para secá-las e, em seguida, deverá arrumar as sementes uma bandeja de alumínio.
Quando as sementes estiverem arrumadas na bandeja, você vai poder levar ao forno. A temperatura do forno deverá ser de 160°C e você precisa esperar por 15 ou 20 minutos. Após esse tempo, você já vai poder tirar do forno.
No geral, é bom ficar de olho, porque pode ser que as sementes fiquem prontas antes. A textura que elas precisam chegar é aquela bem durinha, ao estilo pimenta do reino.
Retire as sementes do forno, deixe esfriar e depois é só pilar, como se fosse pimenta mesmo (a semente fica picante). Daí você pode usar como tempero doces ou salgados, o que vai ficar a seu critério.
Benefícios da semente de mamão
Já sabemos que a semente de mamão tem muitos benefícios para o corpo. Mas quais são eles? A seguir, você confere as principais vantagens de consumir sementes de mamão.
Ajuda o intestino
A semente tem muitas fibras na sua composição e não é à toa que ela é conhecida como potente no combate da constipação. No geral, ela ajuda o intestino a funcionar direito, o que previne a prisão de ventre e o inchaço estomacal.
Aumenta a imunidade
Além de ajudar o estômago, a semente de mamão ainda pode ajudar com a imunidade no geral. Ela tem a carpaína, que age como um anti-inflamatória e acaba ajudando a prevenir muitas doenças diversas, do corpo e da mente. Ainda é bom saber que essas poderosas sementes são ótimas no processo de cicatrização.
Protege a saúde dos olhos e da pele
Muitas vitaminas estão presentes nessas sementes, incluindo a A e a C, que estão ligadas à saúde dos olhos e da pele. Por causa disso, o mamão é excelente para manter uma visão enxuta e também uma aparência mais firme na pele do rosto. Além de tudo, como apresenta betacaroteno na composição, a semente pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo e muito mais.
Protege o coração
Minerais importantes, como é o caso do potássio, estão nessas sementes. Isso quer dizer que as sementes de mamão ainda são boas para a saúde cardiovascular e para o fortalecimento dos ossos. No geral, elas podem combater e aliviar dores no corpo e também podem proteger o sistema nervoso.
Outras formas de consumir sementes de mamão
A semente do mamão pode ser muito versátil. Até porque ela é um caroço pequeno que pode ser consumido ainda fresco ou até mesmo já seco.
Além de poder comer a semente como tempero, você ainda tem a opção de se alimentar dela de outras formas. Confira a seguir.
- Junto com a polpa do mamão;
- Em saladas;
- Com granola caseira e cereais;
- Em sopas e caldos;
- Vitaminas, sucos e mais.