Transforme cascas de legumes em CHIPS CROCANTES para petiscar: passo a passo completo

Conheça o passo a passo para preparar chips crocantes usando cascas de legumes, ao invés de jogar esses itens ricos em nutrientes fora.


As cascas dos legumes geralmente possuem nutrientes e por isso não devem ser descartadas. Uma forma interessante de aproveitar as cascas de legumes é usar para fazer chips crocantes.

Veja também: Descubra como o SAL DE COZINHA pode ser útil em situações INESPERADAS

Se você gosta de chips como acompanhamento para os alimentos, então é bom conhecer algumas receitas.

Transforme cascas de legumes em CHIPS CROCANTES para petiscar: passo a passo completo
(Imagem: Laura The Explaura/Pexels)

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo do passo a passo para fazer chips usando cascas de alguns legumes.

Chips de cenoura

Um chips super saudável e que pode fazer sucesso no prato na hora da refeição ou mesmo como lanchinho entre as refeições é o chips de cenoura, que fica bem gostoso e não é difícil de preparar. Essa é uma boa pedida, porque a cenoura tem nutrientes que são bons para a pele e também para a visão.

Na hora de preparar, você deve descascar uma unidade de cenoura(ou quantas desejar) e cortar a casca em fatias finas. Depois disso, leve as fatias para uma assadeira, que deve estar forrada com papel manteiga.

Em seguida, aplique sobre as fatias azeite e use sal para temperar, além de outros temperos que você goste, como é orégano, tomilho e assim por diante. Depois é só pré-aquecer o forno a 200 °C e colocar as cascas para assar por cerca de 20 minutos.

Chips de abobrinha

Os chips de abobrinha são um clássico, que muita gente adora preparar e sempre são bem-vindos à mesa. E o bom é que essa é uma receita bem fácil.

Para começar, descasque a abobrinha e, em seguida, corte a casca em fatias finas. Feito isso, você deve levar as fatias em uma assadeira, que tenha como forro papel manteiga. Depois você só precisa regar as fatias, uma a uma, com azeite e temperar usando sal e pimenta.

Para terminar, o que você precisa fazer é levar a assadeira a um forno preaquecido a 200 °C e deixar ele trabalhar por cerca de 15 minutos. Você vai saber que é a consistência ideal quando estiver bem crocante.

Chips de beterraba

Também fazem muito sucesso os chips de beterraba. Para prepará-los, você deve começar lavando as unidades e depois descascando, uma a uma. Depois disso, você deve passar uma beterraba pelo fatiador de legumes.

Isso precisa ser feito sobre uma assadeira antiaderente grande, onde depois você só vai precisar espalhar as fatias, antes de temperar. Só tome cuidado para não sobrepor uma à outra. Feito isso, você vai usar um fio de azeite, sal e depois pimenta-do-reino moída (de preferência, aquele moído na hora) para temperar as fatias que você cortou.

É preciso fazer o mesmo procedimento com a outra beterraba, em outra assadeira. Quando tiver feito todos esses passos, você só vai precisar colocar as fatias de beterraba para assar durante 15 minutos, mais ou menos. O ideal é que elas sequem. Daí você tira do forno e serve os chips frios.

Chips de batata doce

Outro chips que é bom fazer é o de batata doce, que é bem prático e fica uma delícia. Na hora de preparar, o que você precisa fazer é começar lavando bem as batatas e depois descascando, deixando as cascas em fatias finas.

Em um recipiente, você deve colocar os temperos, como sal, orégano, pimenta do reino e azeite a gosto. Nesse mesmo recipiente você deverá colocar as batatas e banhar bem neles. Em seguida, coloque as fatias de batatas em uma vasilha untada com manteiga e leve ao forno.

O forno precisa estar preaquecido a 230º C, e você deve deixar as cascas de batatas assando por 10 minutos, retirando quando elas ficarem douradas.

Chips de abóbora

Os chips de abóbora também são bem interessantes, para aproveitar as cascas de legumes. O que você precisa ter para preparar esse lanchinho ou acompanhamento da refeição é de sal, azeite e pelo menos três abóboras pequenas.

Em geral, o passo a passo é simples e é similar aos que apresentamos antes. Sendo assim, você vai descascar o legume e cortar a casca, adquirindo fatias bem finas.

Daí você coloca as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga, onde você vai regar usando azeite e temperar com sal e o que mais for da sua preferência. Você pode usar páprica, alho em pó, entre outros temperos interessantes. Feito isso, é só colocar as cascas para assar por 25 minutos, em forno preaquecido a 200º C.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.