Como escolher um carro usado: dicas e truques que não te contam!

Adson Leonardo

24/01/2023

Comprar um carro é mais difícil do que nunca, não é? Dessa forma, a alternativa pode ser comprar um de segunda mão. Apesar dessa opção assustar algumas pessoas, com as dicas de como escolher um carro usado que daremos aqui você conseguirá comprar o carro dos sonhos e ainda economizar muito no processo!

Dicas para escolher um carro usado

Nem todo carro usado é uma bomba relógio, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Se escolhido com consciência, e comprado da pessoa certa, você terá tanto valor quanto comprar um modelo zero da concessionária, ou até mais.

Mas, para isso, é preciso ficar esperto com golpes ou veículos que apenas parecem opções interessantes. Siga as dicas dadas abaixo para ter máxima confiança e vantagem na compra de seu carro usado.

Escolha lojas e vendedores de confiança

Este é um primeiro passo chave, e é onde muitas pessoas já começam a errar. Isto porque muitas pessoas e lojas de usados são muito boas e promovem seus veículos e preços. No entanto, na hora do vamos ver, há uma pegadinha.

Ou o carro não é tão bom assim quanto alardeado, faltando acessórios ou com marcas e pequenos defeitos. Outras vezes as condições de pagamento são diferentes das ditas na anúncio.

Além disso, há muitos golpes na praça. Não apenas para compra do veículo em si, mas também para adquirir e trocar peças, ou mesmo nos trâmites legais envolvendo os documentos.

Logo, para evitar todas estas situações, sempre busque em lojas bem avaliadas e vendedores que passam o máximo de informações possíveis. De preferência alguém que tenha boas recomendações e, no caso de lojas, seja registrado da maneira correta.

Cuidado com a vaidade

Muitas pessoas têm o carro como sonho de consumo absoluto. E nada mais justo do que realizar este desejo. Mas não se deixe cair nas armadilhas dos carros de luxo.

Isto porque, mesmo que encontre um veículo em ótimo estado e preço acessível, lembre que ele ainda precisará de manutenção. E esta manutenção ainda será no nível de um carro de luxo. Além disso, muitos carros esporte e com motores potentes consomem muito mais combustível que carros mais populares.

Fique muito atento às suas condições para arcar com os custos de manutenção de um carro. Lembre que, quando ele quebrar – e ele irá em algum momento – será preciso substituir as peças por outras de igual qualidade.

Se não for assim, não vale de nada comprar um super carro para, em poucos meses, ele estar igual a um mais simples, apenas com uma lataria bonita.

Veja o carro de perto

Poucas coisas lhe darão tanta certeza de que o carro vale a pena do que ver ele de perto. Marque uma visita à loja ou vendedor para ver o carro usado de perto. Avalie tudo: pneus, lataria, retrovisores, portas, bancos, cintos de segurança, painel, quilometragem.

Enfim, tudo mesmo!

Este passo é muito importante para evitar qualquer tipo de golpe, desde anúncios falsos até aqueles verdadeiros mas enganosos.

Faça um test drive

Mais importante do que ver o carro de perto é realmente pilotá-lo. É neste passo que você poderá ver, em primeira mão, se o veículo está exatamente como prometeram.

Primeiramente, se o vendedor não lhe deixar dirigir o carro, isto já é um alerta vermelho. Qualquer que seja a justificativa para não deixar você sentir como o produto está é motivo para pular fora da negociação.

Em segundo lugar, apenas dirigindo o veículo que se pode ter certeza de seu estado. Preste atenção em qualquer vibração ou som estranho. Sinta a direção, a suspensão, se o banco é confortável e como você se sente com relação a tudo nele.

Afinal, este será seu carro por ano se tudo der certo. Então deve ser exatamente a sua cara do jeitinho certo para você.

Cheque os documentos

Por fim, se tudo até então está certo e como imaginou, resta apenas verificar de perto os documentos e situação legal do veículo. Aqui reside muitos perigos, pois é onde muitos vendedores picaretas agem de má fé.

Caso não seja sua especialidade mexer com este tipo de coisa, não hesite em pedir ajuda. Felizmente hoje é bem simples verificar todas as pendências, incluindo multas, envolvimento em acidentes ou recalls não feitos, com o número do Renavam, presente no documento do veículo.

Com todos os passos feitos da maneira certa, escolher um carro usado será um passeio no parque do jeito que você deseja!

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.