Seu cachorro está estressado? Veja 8 possíveis motivos e como acalmá-lo

Felipe Matozo

30/03/2023

Se o seu cachorro tem dado sinais de que está estressado, como rosnar com frequência, latir demais, brigar com outros pets ou não comer direito, é importante identificar o motivo para ajudá-lo.

Veja também: A incrível longevidade dos cães: quanto tempo um cachorro vive?

Afinal, assim como nós, os cachorros também podem enfrentar problemas de estresse e ansiedade, e isso prejudica bastante os animaizinhos.

Seu cachorro está estressado Veja 8 possíveis motivos e como acalmá-lo

Veja situações que podem estressar seu cachorro. Foto: photoangel/Freepik

A seguir, veja alguns motivos que podem deixar seu cachorro estressado e coisas que você pode fazer para resolver este problema.

Por que meu cachorro está estressado?

Para começar, vale a pena apontar algumas das principais situações que estressam um cachorro.

Normalmente, este problema tem relação com mudanças de rotina e coisas que nós fazemos e incomodam os animais. Mas também existem outros motivos em potencial que você pode identificar como gerador de estresse no seu cachorro.

1 – Mudança de rotina

Conforme já adiantamos, mudanças de rotina estão entre os principais motivos para estressar o seu cachorro. Isso porque ele gosta de ter horários para se alimentar, brincar, passear e dormir.

Por isso, se o seu cachorro passou por uma mudança de hábito recentemente, pode ser que isso venha deixando ele nervoso.

2 – Mudanças no ambiente

Além de mudanças na rotina, alterações no ambiente também podem deixar um cachorro nervoso, como a presença de pessoas novas, por exemplo.

Também pode ser estressante para um cachorro mudanças no espaço, como quando ele deixa de ter acesso a uma área da casa.

Outra situação que pode estressar um cão é o próprio “clima” do ambiente. Ou seja, se as pessoas ao redor do cachorro apresentam comportamentos tensos, com sinais frequentes de irritação, tristeza ou nervosismo, pode ser que ele repita este comportamento.

3 – Falta de espaço

Já que estamos falando em situações no ambiente em que o cachorro, vale a pena destacar que um cachorro com pouco espaço tem grandes chances de ficar estressado.

Isso vale principalmente para cachorros grandes, mas não se limita a eles. Um cão precisa de espaço para se exercitar e gastar energia, e se ficar preso na coleira ou em um cômodo, ele provavelmente vai ficar ansioso e irritado.

4 – Tédio também pode deixar o cachorro estressado

Os cachorros precisam de estímulos, como brincadeiras, passeios ou brinquedos que eles possam roer. Se passar muito tempo sem fazer nada, um cão pode se entediar, e isso leva ao estresse e irritação.

5 – Excesso de barulho

Barulhos muito altos como fogos de artifício e até mesmo  de aparelhos como micro-ondas e aspirador de pó podem deixar o cachorro estressado. Com isso, ficar exposto a ambientes barulhentos pode irritar o animal e causar problemas a longo prazo.

Em alguns casos, lugares com muitas pessoas ou muitas informações também pode estressar o cachorro.

6 – Solidão deixa o cachorro estressado

Deixar um cachorro sozinho em casa por muito tempo é estressante para ele, principalmente por conta da ansiedade que isso causa nele. Além disso, a solidão também leva ao tédio, o que também estressa o cachorro.

7 – Ciúmes ou tensão por território

Essa situação vale principalmente para quem tem mais de um cachorro em casaSe você perceber que o seu cão tem se irritado com outro pet, é possível que esta tensão seja sinal de ciúmes ou “disputa” por território.

8 – Problemas de saúde, fome e sede

Por fim, temos os problemas mais “óbvios”. Em muitos casos, quando um cachorro dá sinais de que está estressado, esses são os primeiros problemas que vêm à cabeça dos donos.

Mas mesmo que muitas pessoas já considerem essas hipóteses logo “de cara”, vale a pena citar que o estresse de um cachorro pode surgir por algum problema de saúde, por ele se alimentar pouco ou não ter água fresca à disposição.

Como ajudar um cachorro estressado?

Se você perceber que seu cachorro anda nervoso e estressado, por ter comportamentos hostis ou uivar demais, por exemplo, a primeira coisa a se fazer é entender o motivo por trás disso.

Caso você julgue que nenhum dos motivos acima explica o estresse e ansiedade do seu cachorro, é importante procurar um veterinário ou profissional de adestramento, caso ele apresente comportamentos hostis, como rosnar ou avançar nas pessoas.

Enquanto isso, se você identificou um dos problemas acima como causa do estresse, em algumas delas vale a pena tentar diminuir ou eliminar as situações estressantes para o cachorro.

Mas em boa parte das situações, algumas ações e rotinas podem ajudar a deixar o seu cachorro mais calmo, por exemplo:

  • Criar rotinas de brincadeiras e passeios;
  • Oferecer mais espaço na casa para ele circular;
  • Evitar deixá-lo sozinho por muito tempo;
  • Deixar diferentes tipos de brinquedo à disposição para ele;
  • Levar ao veterinário para saber como está a saúde dele;
  • Manter uma rotina de alimentação saudável;
  • Adestrar ou castrar o seu cachorro.

Em relação ao adestramento e à castração, estas alternativas podem ser muito úteis para cachorros que apresentam riscos quando ficam estressados.

De modo geral, isso pode ajudar com problemas relacionados a disputas de território e comportamentos hostis que o cachorro apresenta.

Você também pode gostar de ler
Viaje com o seu cachorro no carro: dicas e truques para ter uma viagem tranquila

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta