Viaje com o seu cachorro no carro: dicas e truques para ter uma viagem tranquila

Felipe Matozo

09/03/2023

Fazer uma viagem com o cachorro no carro requer alguns cuidados especiais para garantir conforto e tranquilidade tanto para ele quanto para você.

Veja também: Como mostrar ao meu cachorro que o amo? Veja 10 gestos SIMPLES

Por isso, é muito importante planejar tudo com antecedência, separar as coisas que o seu pet pode precisar durante a viagem e se certificar de que está tudo seguro.

Viaje com o seu cachorro no carro: 8 dicas e truques para ter uma viagem tranquila

Veja dicas para ter uma viagem tranquila com o seu cachorro no carro. Imagem: NoDetalhe

A seguir, confira algumas dicas e truques que ajudam a proporcionar uma viagem com segurança e conforto com seu cachorro no carro.

1 – Faça um teste com o seu cachorro antes da viagem

Antes de fazer uma longa viagem, vale a pena fazer um teste curto com seu cachorro no carro para ver como ele se comporta. Se o seu cachorro já está acostuma a passeios de carro, procure fazer um trajeto um pouco mais longo do que o habitual.

Se perceber que ele ficou ansioso ou enjoado, talvez seja necessário falar com um veterinário sobre medicamentos para ajudar a acalmá-lo durante a viagem.

2 – Coisas para se checar antes da viagem com seu cachorro

Para que a viagem seja tranquila, é fundamental se preparar com antecedência. Nesse caso, uma dica muito importante é verificar se o seu cachorro está com todas as vacinas em dia e se a coleira e a etiqueta de identificação estão com informações atualizadas de contato.

Além disso, um truque que pode evitar problemas durante a viagem é não alimentar o cachorro antes de sair de casa. Afinal, se ele comer logo antes de entrar no carro pode ter náuseas durante a viagem.

3 – Crie um ambiente confortável

Para que a viagem seja tranquila para o seu cachorro, é importante garantir que ele tenha bastante espaço para se mover, um lugar confortável para se sentar ou deitar e água fresca disponível.

Outra dica é cuidar para que o ar-condicionado esteja em uma temperatura confortável para o cachorro. Além disso, evite fumar ou usar sprays de perfume no carro, pois isso pode ser desconfortável para ele.

4 – O cachorro deve estar seguro durante a viagem

Mais do que conforto, uma viagem tranquila com o seu cachorro precisa ter segurança. Por isso, use itens como cinto de segurança para cachorros, caixa de transporte ou uma grade divisória.

Dessa forma, além de permanecer seguro durante a viagem, o seu pet não ficará se movendo no carro enquanto você dirige, o que também garante a sua segurança.

5 – Leve brinquedos e cobertores

Voltando à questão do conforto, é importante levar brinquedos para manter o cachorro entretido no carro durante a viagem.

Também vale a pena incluir cobertores ou outros itens que ele goste de usar ou cheirar, pois isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade do seu pet. Esse truque vale principalmente para cachorros que tendem a ficar ansiosos e agitados.

6 – Leve água e comida

É muito importante garantir que haja água suficiente para a viagem. Por garantia, leve também ração ou alguns petiscos, especialmente se o trajeto for muito longo.

Mas lembre-se que a comida pode deixar o cachorro enjoado no carro, então deixe ele comer somente se for necessário.

7 – Faça paradas regulares

Mesmo que isso atrase um pouco a viagem, é recomendado parar a cada poucas horas para seu cachorro possa caminhar, esticar as pernas e ir ao banheiro.

Além disso, as paradas também ajudam a evitar que ele fique entediado ou ansioso no carro. Uma dica é planejar o número de paradas conforme o tamanho da viagem: se for curta, uma só já pode ser suficiente, mas se o trajeto for longo é interessante calcular um intervalo entre elas.

8 – Nunca deixe o cachorro sozinho no carro

Por fim, uma dica que é sempre importante destacar: nunca deixe seu cachorro sozinho dentro do carro, principalmente em dias quentes ou frios.

Além da ansiedade que isso gera no cachorro, a temperatura no carro pode subir rapidamente, o que pode ser perigoso para ele. Portanto, sempre que for descer do carro, leve o seu pet junto com você.

Você também pode gostar de ler
5 dicas para manter a casa limpa mesmo com animais de estimação

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta