Sementes de Mamão podem virar um tempero DELICIOSO: basta seguir este passo a passo

Elouise Lopes

17/02/2023

Explorando bem as sementes de mamão, você pode se deparar com uma excelente descoberta: dá para transformá-las em um tempero para lá de saboroso.

Veja também: Eu acabei com o mofo das paredes da minha casa com esta mistura caseira poderosa que encontrei na internet

A semente de mamão apresenta muitos benefícios para o corpo humano. Por isso é bom encontrar formas de se alimentar dela.

(Imagem: Jess Loiterton/Pexels)

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo como é possível transformá-la em tempero e como usar nos alimentos.

Sementes de mamão rendem um tempero delicioso

Embora muitas pessoas acabem jogando fora as sementes quando vão consumir o mamão, elas devem ser preservadas, podendo ser utilizadas em diferentes preparos.

Ou seja, ao invés de serem descartadas, o ideal é que as sementes sejam consumidas, por serem muito nutritivas.

Uma alternativa interessante é transformar as sementes de mamão em tempero para a comida. Nesse caso, tudo que você vai precisar é de uma quantidade suficiente, com base na quantidade de comida que vai preparar, seja para você mesmo ou para você e seus convidados.

Você pode aproveitar sementes de um mamão recém consumido ou pode ir guardando dos mamões que foi consumindo nos últimos tempos.

Antes de tudo, o que você precisa fazer para preparar o tempero é lavar os caroços, para tirar qualquer lasca de polpa da fruta que possa ter nas sementes. Depois disso, é necessário remover a camada gelatinosa que envolve a semente, ficando só com a semente, que é a parte de textura mais rígida.

Depois de fazer isso, você vai precisar colocar as sementes em prato com algum pano de mesa para secá-las e, em seguida, deverá arrumar as sementes uma bandeja de alumínio.

Quando as sementes estiverem arrumadas na bandeja, você vai poder levar ao forno. A temperatura do forno deverá ser de 160°C e você precisa esperar por 15 ou 20 minutos. Após esse tempo, você já vai poder tirar do forno.

No geral, é bom ficar de olho, porque pode ser que as sementes fiquem prontas antes. A textura que elas precisam chegar é aquela bem durinha, ao estilo pimenta do reino.

Retire as sementes do forno, deixe esfriar e depois é só pilar, como se fosse pimenta mesmo (a semente fica picante). Daí você pode usar como tempero doces ou salgados, o que vai ficar a seu critério.

Benefícios da semente de mamão

Já sabemos que a semente de mamão tem muitos benefícios para o corpo. Mas quais são eles? A seguir, você confere as principais vantagens de consumir sementes de mamão.

Ajuda o intestino

A semente tem muitas fibras na sua composição e não é à toa que ela é conhecida como potente no combate da constipação. No geral, ela ajuda o intestino a funcionar direito, o que previne a prisão de ventre e o inchaço estomacal.

Aumenta a imunidade

Além de ajudar o estômago, a semente de mamão ainda pode ajudar com a imunidade no geral. Ela tem a carpaína, que age como um anti-inflamatória e acaba ajudando a prevenir muitas doenças diversas, do corpo e da mente. Ainda é bom saber que essas poderosas sementes são ótimas no processo de cicatrização.

Protege a saúde dos olhos e da pele

Muitas vitaminas estão presentes nessas sementes, incluindo a A e a C, que estão ligadas à saúde dos olhos e da pele. Por causa disso, o mamão é excelente para manter uma visão enxuta e também uma aparência mais firme na pele do rosto. Além de tudo, como apresenta betacaroteno na composição, a semente pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo e muito mais.

Protege o coração

Minerais importantes, como é o caso do potássio, estão nessas sementes. Isso quer dizer que as sementes de mamão ainda são boas para a saúde cardiovascular e para o fortalecimento dos ossos. No geral, elas podem combater e aliviar dores no corpo e também podem proteger o sistema nervoso.

Outras formas de consumir sementes de mamão

A semente do mamão pode ser muito versátil. Até porque ela é um caroço pequeno que pode ser consumido ainda fresco ou até mesmo já seco.

Além de poder comer a semente como tempero, você ainda tem a opção de se alimentar dela de outras formas. Confira a seguir.

  • Junto com a polpa do mamão;
  • Em saladas;
  • Com granola caseira e cereais;
  • Em sopas e caldos;
  • Vitaminas, sucos e mais.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta