3 livros polêmicos que já foram alvos de CENSURA: o que eles têm em comum?

Conheça 3 livros polêmicos que já foram alvos de censura e saiba o que eles têm em comum. Leia agora e fique por dentro!


A literatura é uma forma de arte que tem o poder de nos transportar para mundos diferentes e nos fazer pensar de maneiras novas e desafiadoras. Mas muitos livros considerados “polêmicos” foram proibidos ao longo da história.

Afinal, algumas obras têm ideias que incomodaram ou simplesmente por foram consideradas “inapropriados” autoridades ou leitores.

Esses livros polêmicos foram alvo de censura, e no texto a seguir vamos explorar alguns algumas obras que passaram por isso e discutir por que é importante continuar a ler e discutir essas histórias.

1 – “As vinhas da ira” de John Steinbeck

3 livros polêmicos que já foram alvos de CENSURA o que eles têm em comum
Confira três livros polêmicos que já sofreram censura. Foto: Encanto Literário

“As vinhas da ira” é um clássico da literatura americana que conta a história de uma família de trabalhadores rurais que precisa migrar para a Califórnia durante a Grande Depressão.

O livro foi censurado na época de seu lançamento por causa de seu retrato brutal da vida rural e dos problemas sociais enfrentados pelos trabalhadores migrantes.

Mas esta obra é relevante até hoje, já que o problema de ambientes de trabalho precários e empregos mal remunerados ainda existe.

De modo geral, obra de Steinbeck fornece uma visão crua e realista dessas questões, mostrando como as políticas econômicas podem afetar diretamente a vida das pessoas.

2 – “Lolita” de Vladimir Nabokov, um dos livros mais polêmicos da história

Um dos livros mais polêmicos de todos os tempos, o romance “Lolita”, de Vladimir Nabokov, conta a história de um professor universitário que se apaixona por uma menina de 12 anos.

Como era de se esperar apenas por esta breve sinopse, o livro foi censurado em muitos países por causa de seu conteúdo controverso.

No entanto, “Lolita” é mais do que apenas uma história de amor proibida, pois também reflete sobre a natureza da paixão, do desejo e da obsessão.

Ao mesmo tempo em que é desconfortável e perturbador, acaba se tornando uma obra única e marcante.

3 – “1984” de George Orwell

Provavelmente o livro mais conhecido desta lista, “1984” é uma distopia clássica de George Orwell. A obra descreve um mundo em que o governo tem controle total sobre a vida das pessoas.

O livro foi censurado em alguns  países por causa de seu retrato sombrio da sociedade e de sua crítica ao totalitarismo.

Mas a mensagem de “1984” é tão importante agora quanto era quando foi escrito. Afinal, o livro traz um alerta sobre os perigos do controle governamental e da perda de liberdades individuais.

É uma obra que nos faz refletir sobre o papel do Estado em nossas vidas e sobre o que podemos fazer para proteger nossas liberdades.

O que estes livros polêmicos têm em comum?

A censura de livros polêmicos é uma prática comum que tem sido usada ao longo da história para controlar as ideias e os pensamentos das pessoas.

No entanto, é importante continuar a ler e discutir esses livros, pois eles nos fornecem uma perspectiva única sobre o mundo em que vivemos.

“As vinhas da ira”, “Lolita” e “1984” são apenas alguns exemplos de livros polêmicos que foram censurados ao longo dos anos. Embora eles sejam desconfortáveis de ler em alguns aspectos, também nos desafiam a pensar criticamente e a considerar novas perspectivas.

Mesmo que a censura seja uma forma de suprimir ideias e pensamentos considerados perigosos ou subversivos, é importante lembrar que as ideias não podem ser apagadas.

Se não falarmos sobre as ideias em questão, elas não desaparecem, mas se tornam ainda mais poderosas. Por isso é importante continuar a ler e discutir livros polêmicos. Com isso, podemos entender melhor o mundo em que vivemos e as forças que moldam nossas vidas.

De modo geral, a literatura tem o poder de desafiar nossas suposições e nos fazer pensar de maneiras novas e desafiadoras. Sendo assim, é importante continuar a ler e discutir essas histórias para que possamos conhecer melhor as forças que moldam nossas vidas.

Você também pode gostar de ler
Harry Potter: os personagens mais cruéis dos livros, do menor para o maior

Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.