Ainda é possível cancelar o Saque Extraordinário do FGTS; veja como fazer

Ainda é possível cancelar o Saque Extraordinário do FGTS; veja como fazer
Veja como cancelar o saque extraordinário pelo aplicativo do FGTS. Foto: Gabriel Cabral/Folhapress

O calendário de liberação do Saque Extraordinário do FGTS se encerrou no último dia 15 de junho, mas quem deseja cancelar o benefício ainda pode fazer isso.

Os pagamentos do saque extraordinário foram liberados de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, e o valor ficará disponível para todos que têm direito até o dia 15 de dezembro. Vale lembrar que a Caixa depositou o saque extraordinário até mesmo para quem não tem conta no Caixa Tem.

Publicidade

Publicidade

Mas para os trabalhadores que não desejam retirar a parcela de até R$ 1.000 do seu FGTS, basta seguir os passos descritos a seguir para cancelar o saque.

Como cancelar o saque extraordinário?

Ainda é possível cancelar o Saque Extraordinário do FGTS; veja como fazer
Veja como cancelar o saque extraordinário pelo aplicativo do FGTS. Foto: Gabriel Cabral/Folhapress

A primeira alternativa para quem não deseja realizar o saque extraordinário é deixar de movimentar o dinheiro. Isso porque o valor fica disponível para saque até o dia 15 de dezembro, e após isso ele retorna para a conta do FGTS de origem.

Mas para os trabalhadores que não querem deixar o dinheiro parado no Caixa Tem, onde a Caixa depositou o valor do saque extraordinário, é possível pedir o cancelamento pelo aplicativo FGTS. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Publicidade

Publicidade

  1. Baixe o aplicativo do FGTS no seu celular, por meio da Google Play Store (para celulares Android) ou da App Store (para celulares da Apple);
  2. Em seguida, faça login com CPF e senha ou clique para se cadastrar, caso ainda não tenha cadastro no aplicativo;
  3. Se você ainda não tem cadastro, informe todos os dados solicitados, crie uma senha numérica e siga os passos recomendados para concluir a inscrição;
  4. Após se cadastrar, faça login no aplicativo e selecione a opção “Saque Extraordinário” na página inicial;
  5. Na página seguinte, você verá as informações sobre o saque. Na parte debaixo da tela, toque em “Solicitar cancelamento”;
  6. Por fim, clique em “Continuar” na tela seguinte e depois em “Sim” para confirmar o cancelamento.

Feito isso, o valor que foi liberado para você de saque extraordinário retornará para sua conta vinculada do FGTS.

Posso desfazer o cancelamento?

Caso o trabalhador mude de ideia e queira solicitar de volta o saque extraordinário, ele pode fazer isso pelo próprio aplicativo. Nesse caso, basta solicitar o depósito do valor disponível, seguindo os mesmos passos indicados acima.

VEJA TAMBÉM: Saque extraordinário do FGTS – vale a pena resgatar? Confira o nosso veredito!

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar