Aposentados do INSS terão reajuste: quanto será minha nova aposentadoria?

Saiba da novidade de que os aposentados do INSS terão um reajuste no valor e virá uma novo valor, tudo aqui No Detalhe.

As aposentadorias do INSS passarão por um reajuste no ano que vem. O aumento é influenciado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INCP) que subiu no último ano.

O INCP é usado como base para definir o valor do salário mínimo no país que, por sua vez, é usado como a referência para o pagamento dos benefícios previdenciários.

Publicidade

Publicidade

Quando o INCP sobe, o salário e os benefícios também sobem. Veja a seguir.

Aposentados do INSS terão reajuste de quanto?

Ainda não dá para ter certeza de quanto será o reajuste. Isso porque, como foi explicado acima, a mudança no valor pago pelos benefícios depende diretamente do INCP.

O valor atual dado pelo índice é de 9,36% de alta (isso observado os meses entre janeiro e novembro de 2021), entretanto, o percentual definitivo só será revelado em 11 de janeiro.

Publicidade

Publicidade

Aposentados do INSS terão reajuste quanto será minha nova aposentadoria (2)
Fonte/Reprodução: original

Só depois da oficialização do INCP, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que os aposentados poderão de fato ter uma ideia de qual será o valor do reajuste.

A partir de quando os aposentados do INSS terão reajuste?

Mesmo com a indefinição sobre o valor do reajuste, já existe um calendário estabelecido para o recebimento do benefício com o acréscimo. Para os aposentados que ganham, no máximo, um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100, o pagamento será depositado de 25 de janeiro até 7 de fevereiro. Quem recebe mais que um salário, os valores serão depositados entre 1º primeiro dia do mês de fevereiro até o dia 7.

Como saber se tenho direito a aposentadoria do INSS?

Depois da Reforma da Previdência a maneira de se calcular o tempo de serviço necessário para obter o benefício da aposentadoria mudou. Anteriormente, o homem precisava ter 65 anos de idade, a mulher 60 e, ambos, tinham que ter, ao menos, 15 anos de carência.

Ao homem é exigido que ele tenha ao menos 65 anos e que tenha contribuído ao longo de 20 anos. Já a mulher, tem que ter a idade mínima de 62 e ter 15 anos de contribuição.

Na dúvida, é possível simular online se você pode ou não se aposentar. Neste link você encontra outras informações sobre isso.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário