Não jogue fora: 5 formas incríveis de aproveitar a Casca do Amendoim

Se você sempre joga a casaca do amendoim fora, então está na hora de saber que existem formas incríveis de aproveitá-la.


Algumas pessoas jogam a casca de amendoim fora, por acreditarem que ela não tem nenhuma utilidade. Só que, na realidade, não é bem assim. Você só precisa saber como aproveitar a casca do amendoim.

Veja também: 5 utilidades da Água de Coco que vão além de apenas refrescar no verão

Normalmente as pessoas só jogam a casca fora porque ela não tem um gosto como o do amendoim. Além disso, ela é difícil de mastigar. E é por esse mesmo motivo que você tem que dar uma chance a ela e deixar a criatividade aflorar.

Não jogue fora: 5 formas incríveis de aproveitar a Casca do Amendoim
(Imagem: Pixabay/Pexels)

Dá para usar a casca do amendoim para fazer chá e até mesmo para fazer adubo.

Chá de casca de amendoim

Quem está pensando em como aproveitar a casca do amendoim, algo que é muito bom saber é que dá para usá-la para fazer chá.

Se você optar por esse uso, o que você terá que fazer será ferver a casca de amendoim em água por cerca de 20 minutos. Depois disso, coe e reserve o líquido, para beber quente ou frio.

O bom de usar a casca para fazer chá é que você tem uma bebida rica em antioxidantes.

Por sua vez, isso irá ajudar o seu organismo a reduzir o colesterol e também o açúcar no sangue. Para quem tem problemas de diabetes e similares, essa é uma ótima pedida do que fazer com a casca do amendoim.

Farinha de casca de amendoim

Se você é do tipo de pessoa que não faz as refeições se não houver farinha para acompanhar, talvez você goste dessa ideia.

Uma boa forma de aproveitar a casca do amendoim é pegá-la e fazer nela uma desidratação. Para te ajudar, dá para contar com um desidratador de alimentos.

Caso você não possua esse equipamento, dá para desidratar a casca direto no forno. Nesse caso, você vai pegar as cascas e levar ao forno em baixa temperatura por algum tempo. Só retire de lá quando ela ficar bem crocante.

Feito isso, você só precisará passar a casca no processador ou liquidificador e então irá obter uma farinha rica em fibras e antioxidantes. Se não for consumir na hora, dá para armazenar em um recipiente com uma boa tampa, para evitar a entrada de ar e que a farinha murche.

Alimentação animal

Nós talvez não gostemos de comer a casca do amendoim, mas tem quem goste.

Um fato curioso sobre a casca de amendoim é que ela pode perfeitamente ser usada como alimento para animais. Se você tem algum animal de estimação, ou mesmo que você cria para se alimentar depois, é bom investir na casca.

Os animais que melhor aproveitam a casca do amendoim são aves e porcos.

Inclusive, algo que você precisa saber é que ela é rica em proteínas. Fazer a substituição da comida do animal pela casca do amendoim vai manter a saúde dele e ainda vai te reduzir bastante os custos com alimentação.

Adubo para plantas

Além dos animais, outros seres vivos que vão ficar bem contentes se você der a casca de amendoim como alimento são as plantas.

Isso porque essa casca é rica em nitrogênio. Isso quer dizer que ela pode tranquilamente ser usada como adubo natural para as plantas.

Tudo que você tem que fazer para a adubagem com a casca é triturá-la em pedaços pequenos. Feito isso, você poderá adicionar ao solo ou mesmo à compostagem.

É um serviço bem tranquilo e também pode ajudar você a economizar um pouco na compra dos materiais para as plantas que tem em casa.

Artesanato

Mais uma vez, se não dá para comer a casca do amendoim, então você pode tentar usar de uma forma mais visual.

Outro uso bem interessante que essa casca vai ter é o de fazer artesanato. Os bons artesãos conseguem aproveitar bem a casca do amendoim para fazer vasos de plantas, luminárias e bijuterias. Vai da criatividade de cada.

O melhor de tudo é que a casca pode ser pintada, o que quer dizer que você vai poder explorar ainda mais.

Melhor que isso, ainda dá para cortar e moldar a casca do jeito que você quiser. Isso quer dizer que você pode dar a ela outras formas e também outras texturas.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.