As alterações no vale refeição e no vale alimentação para 2022: o que mudou?

Confira mais sobre as alterações feitas no vale refeição e vale alimentação para 2022. Veja o que mudou e como isso vai te afetar!


As alterações no vale refeição e no vale alimentação para 2022 passaram por boas modificações, e os colaboradores poderão ter total oportunidade de fazer a escolha do local no qual desejam comer, algo que antes era impossível porque nem todos os estabelecimentos faziam o aceite dos cartões.

Quais são as alterações no vale refeição e no vale alimentação para 2022?

Será possível fazer a escolha entre os estabelecimentos nos quais o trabalhador poderá se alimentar. Ou seja, todos os restaurantes e comércios passarão a aceitar as opções do VL e VR. Desta maneira,  haverá a possibilidade de o trabalhador escolher o local que gosta de frequentar em finais de semana, por exemplo.

Quais são as alterações no vale refeição e no vale alimentação para 2022
Fonte/Reprodução: original

Apesar de haver esta vantagem aos funcionários, os estabelecimentos poderão aceitar ou não tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição como maneira principal de pagamento.

Todos terão alterações no vale refeição e no vale alimentação para 2022?

Conforme menciona o Ministério do Trabalho e Previdência, todos os trabalhadores terão o direito de comerem no restaurante que desejarem e que aceitem o VL e o VR, pois será uma maneira de poder pagar por algo mais barato por conta da concorrência. Isso também será possível por conta do número maior de opções, de modo a conseguir se adequar a todas as possibilidades de escolhas.

Outra alteração foi em relação ao crédito acumulado. Este novo regime permite simplesmente que o trabalhador possa repassar os valores do cartão para outro, sem nenhum tipo de taxação envolvido na transição. 

Quem tem direito aos benefícios?

O benefício não é algo que a empresa tenha obrigação de dar aos colaboradores, visto que o salário tem sempre um direcionamento para realizar a compra de mantimentos. Embora não seja, de fato, obrigatório, as empresas costumam dividir todos os gastos com seus funcionários. Afinal, ocorre um desconto do salário quando este benefício é garantido.

Apesar de não ser obrigatório, apenas o fato de o empregador pagar aos funcionários o VR e VL se torna um incentivo a mais no trabalho, além de fazê-los melhorar suas alimentações, mantendo a saúde em dia e tendo comodidade no dia a dia.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.