Até quando posso tirar o meu título de eleitor em 2022? Descubra aqui!

Até quando posso tirar o meu título de eleitor em 2022? Descubra aqui!
Veja até quando você pode tirar seu título de eleitor para votar nas eleições de 2022. Foto: Divulgação/TSE

Nas últimas semanas, diversas personalidades estão fazendo campanha para estimular jovens a tirar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano, mas você sabe até quando é possível fazer isso?

A seguir, nós explicamos qual é o prazo para emitir ou regularizar o seu título de eleitor neste ano, e também mostramos como fazer isso pela internet.

Publicidade

Publicidade

Prazo para fazer o título de eleitor em 2022

No caso dos brasileiros que precisam tirar ou atualizar seu título de eleitor, o prazo final para fazer isso neste ano é até o dia 4 de maio. Após essa data, não será possível fazer isso a tempo de participar das eleições de 2022.

Vale lembrar que o título é opcional para jovens de 16 e 17 anos, e a baixa adesão de brasileiros desta faixa etária vem gerando campanhas na internet para adquirir o documento.

Até quando posso tirar o meu título de eleitor em 2022? Descubra aqui!
Veja até quando você pode tirar seu título de eleitor para votar nas eleições de 2022. Foto: Divulgação/TSE

Recentemente, até o ator estadunidense Mark Ruffalo (o Hulk de “Vingadores”) participou da campanha. Em seu perfil no Twitter, Ruffalo pediu para os jovens brasileiros registrarem o título de eleitor para “derrotar Bolsonaro”.

Publicidade

Publicidade

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o último dia 21 de março, 854.685 jovens de 15 a 18 anos haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor, número que ainda está abaixo das eleições de 2020.

Como fazer o título de eleitor pela internet

Neste ano, é possível tirar o título de eleitor sem sair de casa, pois o procedimento pode ser feito pela internet. Para isso, basta acessar o portal Título Net, informar o seu estado e clicar para continuar.

Depois, na página de identificação, clique sobre a opção “Título de Eleitor” e selecione “Não Tenho”. Em seguida, basta preencher o formulário e enviar os documentos necessários.

Para mais detalhes sobre como tirar o título de eleitor pela internet, aproveite para conferir o nosso texto mostrando o passo a passo completo.

Eleições 2022

Neste ano, as eleições estão previstas para os dias 2 e 30 de outubro, quando acontecem o 1º e o 2º turno, respectivamente.

Em 2022, os brasileiros votarão para escolher presidente e vice-presidente da República, senadores, governadores e deputados estaduais e federais.

Publicidade

Publicidade

Naturalmente, a disputa que mais chama a atenção e agita os ânimos dos brasileiros neste ano é pela presidência. Segundo as pesquisas de intenção de voto, os principais candidatos são o ex-presidente Lula (PT), que lidera todos os cenários de 1º e 2º turno, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece na segunda colocação.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar