Auxílio Brasil e Vale-Gás começam a ser pagos; veja o CALENDÁRIO completo de outubro

Alexandre G. Peres

11/10/2022

Nesta terça-feira (11), começaram os pagamentos do Auxílio Brasil e do Vale-Gás em todo o Brasil. O calendário de pagamento dos benefícios foi antecipado como uma estratégia por parte do governo federal de aumentar a popularidade entre famílias mais pobres a semanas do segundo turno das Eleições de 2022.

Neste mês de outubro, o Auxílio Brasil segue pagando o valor mínimo de R$ 600, que deve durar até dezembro deste ano, já que o orçamento para 2023 não prevê este valor. Já o Vale-Gás está pagando R$ 112 às famílias aprovadas, equivalendo a 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg.

Lembrando que, em outubro, novas famílias foram adicionadas em ambos os benefícios. Recebem o Auxílio brasil neste mês 21,1 milhões de famílias, cerca de 480 mil a mais do que no mês passado. Já em relação ao Vale-Gás, o número subiu para 5,98 milhões de famílias beneficiadas.

Calendário de pagamento

O Auxílio Brasil e o Vale-Gás são pagos de acordo com o mesmo calendário, com base no Número de Inscrição Social da família. A única diferença é que o primeiro é pago todo mês, enquanto o segundo é liberado apenas de dois em dois meses.

Leia também:
Primeiros GOLPES do Empréstimo Consignado começam a aparecer; veja como se proteger

Confira a seguir o calendário completo:

  • 11 de outubro: beneficiários com NIS de final 1
  • 13 de outubro: NIS de final 2
  • 14 de outubro: NIS de final 3
  • 17 de outubro: NIS de final 4
  • 18 de outubro: NIS de final 5
  • 19 de outubro: NIS de final 6
  • 20 de outubro: NIS de final 7
  • 21 de outubro: NIS de final 8
  • 24 de outubro: NIS de final 9
  • 25 de outubro: NIS de final 0

Haverá três pausas no pagamento desse mês: no dia 12 de outubro, feriado dedicado à Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, e nos dias 15 e 16, 22 e 23, sábados e domingos.

Além disso, convém lembrar que o Vale-Gás só voltará a ser pago em dezembro, mês que deve ser o último que pagará 100% do valor médio do botijão de gás. Depois disso, com o fim da previsão dos aumentos propostos pela chamada “PEC dos Combustíveis“, o auxílio deverá voltar a pagar 50% do valor médio.

Últimos dias para atualizar o CadÚnico

Atenção: se você é beneficiário do Auxílio Brasil e do Vale-Gás, saiba que você tem até a próxima sexta-feira (14) para atualizar os dados do seu Cadastro Único. Do contrário, você correrá o risco de deixar de receber os benefícios.

Saiba mais sobre essa exigência de atualização e saiba como fazê-la nesta nossa outra matéria sobre o assunto.

Você também pode gostar de ler:
Empréstimo do Auxílio Brasil pode ser sacado nas lotéricas; entenda como isso vai funcionar

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta