Auxílio Brasil: Fiquem atentos com as revisões cadastrais que podem cancelar ou suspender seus benefícios

Auxilio Brasil Fiquem atentos com as revisões cadastrais que podem cancelar ou suspender seus benefícios (1)
Fonte/Reprodução: original

O novo programa de transferência de renda realizará constantes revisões para verificar quem realmente tem direito ao benefício, e de acordo com o que for analisado, beneficiários podem ter seu Auxílio Brasil suspenso ou até cancelado, caso não estejam de acordo os requisitos. Fiquem atentos com os seguintes detalhes abaixo.

Auxilio Brasil: o que são as revisões cadastrais

As pessoas que automaticamente migraram do Bolsa Família para o novo programa, assim como aquelas que se enquadram como aptas ao recebimento do Auxílio Brasil, terão seus dados cadastrais em revisão periodicamente para averiguar se estes condizem com os critérios solicitados.

Publicidade

Publicidade

Auxilio Brasil Fiquem atentos com as revisões cadastrais que podem cancelar ou suspender seus benefícios (2)
Fonte/Reprodução: original

As revisões foram organizadas e se darão da seguinte forma:

Averiguações cadastrais

Como o próprio nome já diz, essa avaliação consiste numa averiguação que será feita em cima dos dados CadÚnico de famílias, onde periodicamente as informações serão verificadas enquanto elegíveis ou não da família enquanto beneficiária de direito ao programa.

Revisões cadastrais

A revisão cadastral é para aquelas pessoas já consideradas beneficiárias, onde seus dados socioeconômicos serão anualmente revisados, juntamente com dados do CadÚnico, para reavaliar se a família ainda corresponde aos critérios e se as informações estão atualizadas.

Publicidade

Publicidade

Caso as informações estejam atualizadas e condizentes ainda aos requisitos, é garantida a continuidade de recebimento do benefício, e do contrário pode ocorrer uma suspensão do pagamento.

Revisões de elegibilidade.

O governo realizará revisões dos dados do CadÚnico para verificar famílias elegíveis ao programa. Esta se dará num período mensal, e caso as informações sejam compatíveis com os requisitos, poderá receber o pagamento. Serão consideradas na revisão a composição dessa família e informações acerca da renda.

O que fazer em caso de suspensão ou cancelamento do Auxílio Brasil?

Como foi dito, ao serem feitas as revisões cadastrais, podem acontecer situações de suspensão e ainda cancelamento do benefício, em casos de serem encontradas, por exemplo, informações que não condizem com os pré-requisitos para pagamento do Auxílio Brasil.

Se for o caso de cancelamento ou suspensão, existe a possibilidade de a responsável familiar entrar com um recurso no próprio município, realizado pelo respectivo coordenador municipal, que terá um prazo de até 30 dias a partir da tentativa primeira de sacar o valor. Ou ainda recorrer ao CRAS para atualizar os dados do CadÚnico.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar