Dinheiro esquecido: Qual o prazo para o pagamento após a solicitação?

dinheiro esquecido prazo para pagamento
Veja qual é o prazo para pagamento para quem tem direito a dinheiro esquecido. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Após o lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR), plataforma para que os brasileiros consultem se tem algum dinheiro esquecido em banco, quem descobriu que tem recursos para resgatar começou a perguntar sobre o prazo para pagamento deste valor.

Sobre essa questão, o chefe do Departamento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, afirmou em entrevista à CNN que o dinheiro deve ficar disponível para estas pessoas em até 12 dias úteis após o pedido de resgate.

Publicidade

Publicidade

Além disso, Gomes também explicou que será possível resgatar o dinheiro via Pix, e que o usuário precisa criar uma conta gov.br e deixar o nível de segurança em prata ou ouro para consultar e receber o valor.

dinheiro esquecido prazo para pagamento
Veja qual é o prazo para pagamento para quem tem direito a dinheiro esquecido. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Prazo para o pagamento do dinheiro esquecido

De acordo com Eduardo Gomes, os pedidos de resgate começam no próximo dia 7 de março. Após esse pedido, o contribuinte que tem direito a resgate de dinheiro esquecido receberá o valor em até 12 dias úteis.

Mas para solicitar o resgate de valores esquecidos é preciso acessar o site do SRV na data informada durante a primeira consulta, quando a pessoa pesquisa se tem direito a algum dinheiro. Além disso, também é preciso fazer um login no gov.br com selo de segurança prata ou ouro para resgatar o dinheiro, conforme já explicamos aqui.

Publicidade

Publicidade

Quem tem direito a solicitar o saque do dinheiro esquecido

Ao todo, o Banco Central estima que 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas têm direito aos valores esquecidos nesta primeira fase do serviço.

Este dinheiro vem de fontes diversas, como contas que foram encerradas com saldo disponível e tarifas relativas a operações de crédito cobradas de forma indevida.

Como saber se você pode sacar dinheiro esquecido

Para consultar se você tem algum dinheiro esquecido em bancos, basta acessar o site do Sistema e clicar em “Consulte aqui”. Depois, é só informar o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa e clicar para “Consultar.

Se o sistema detectar algum dinheiro disponível para saque, anote a data informada na página e retorne neste dia para consultar os valores e pedir o resgate.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar