Auxílio Brasil tem inclusão de mais 2,7 milhões de pessoas


O Ministério da Cidadania afirmou que zerou a fila de espera de 2021 do Auxílio Brasil com a inclusão de cerca de 2,7 milhões de famílias no último mês de dezembro.

Mas apesar de os novos beneficiários terem entrado para o programa em dezembro, eles receberão o benefício a partir deste mês. Com isso, o Auxílio Brasil chega a mais de 17 milhões de famílias, deixando de atender apenas quem já recebia o extinto Bolsa Família, como aconteceu no ano passado.

Sendo assim, quem se candidatou ao programa em 2021 já pode conferir se está entre os 2,7 milhões de aprovados (mais informações abaixo). A lista inclui pessoas que se encaixam nos critérios do Auxílio Brasil, mas precisavam esperar pela inclusão de novos beneficiários.

auxílio brasil inclusão
Ministério da Cidadania diz que zerou a fila do Auxílio Brasil. Foto: Vitor Soares

Como saber se fui aprovado para o Auxílio Brasil?

Conforme já adiantamos, as famílias que começarão a receber o Auxílio Brasil em janeiro são aquelas que já se encaixavam nos critérios de participação e precisaram entrar para a lista de espera, pois o governo não conseguiu expandir o programa em 2021.

Para que os candidatos saibam se entraram para o programa, é possível fazer uma consulta rápida pela internet. Nesse caso, basta fazer uma consulta pelo Cadastro Único (CadÚnico) ou pelo próprio aplicativo do Auxílio Brasil.

No primeiro caso, é só acessar o site Meu CadÚnico e informar os dados solicitados para fazer a consulta. Vale lembrar que o Ministério da Cidadania seleciona e controla os beneficiários do Auxílio Brasil por meio do CadÚnico.

Enquanto isso, no caso do aplicativo do Auxílio Brasil, basta baixar o app no seu celular e fazer a consulta pelo número do CPF. Mas se estiver com dúvidas sobre o aplicativo, confira nosso texto explicando como baixar e usar o app do Auxílio Brasil.

Quando acontecem os pagamentos?

Os pagamentos do Auxílio Brasil acontecem sempre nos últimos dez dias úteis do mês, e seguem de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social).

Em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18, quando os inscritos com NIS final 1 recebem os R$ 400 do programa. Depois disso, recebem os beneficiários com NIS final 2, e assim em diante até o final 0.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.