Aplicativo do Auxílio Brasil – Como funciona? Quem pode usar?

aplicativo auxílio brasil
Beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar valores das parcelas e calendário no aplicativo do programa. Foto: No Detalhe

Com o pagamento do Auxílio Brasil iniciando neste mês, o programa conta com um aplicativo oficial onde os beneficiários pode consultar valores, calendário e outras informações sobre o novo benefício.

Além disso, o aplicativo Caixa Tem também poderá ser usado pelos beneficiários do novo programa para tirar as mesmas dúvidas sobre o benefício e até mesmo movimentar o dinheiro das parcelas, como já acontecia com o Bolsa Família.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, no caso das pessoas que usavam o aplicativo do Bolsa Família, a atualização para o app do Auxílio Brasil será automática, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Ou seja, não será necessário baixar o aplicativo novamente.

aplicativo auxílio brasil
Aplicativo do Auxílio Brasil traz informações como valor das parcelas e calendário de pagamentos. Foto: No Detalhe

Como funciona o aplicativo do Auxílio Brasil?

O aplicativo do Auxílio Brasil pode ser acessado com a mesma senha do Caixa Tem. Além disso, para os beneficiários que já têm senha nos aplicativos Bolsa Família, Caixa Trabalhador ou FGTS, também é possível usar a mesma senha para acessar o App do novo programa.

Já no caso das pessoas que não têm nenhuma senha dos aplicativos citados, basta criar uma nova na opção “Cadastre-se”.

Publicidade

Publicidade

Para baixar o App Auxílio Brasil no seu celular ou tablet, é só acessar a Play Store do Google se ele for sistema Android ou a App Store se for da Apple (sistema iOS), onde o nome ainda está como “Bolsa Família”. O usuário que for pesquisar o app por conta própria deve tomar cuidado para não baixar um que seja falso.

Mas é importante destacar que a Caixa irá disponibilizar o aplicativo aos beneficiários aos poucos, para evitar congestionamento no sistema. Sendo assim, se o usuário não conseguir baixar o app agora, ele pode ficar tranquilo, pois poderá tentar novamente mais tarde e receberá o benefício normalmente mesmo sem ter migrado para o novo sistema, segundo a Caixa.

Enquanto isso, para baixar o aplicativo Caixa Tem, basta acessar o site da Caixa, descer até a opção “Como acessar o seu Caixa Tem” e clicar no link referente à loja de apps do seu celular para iniciar o download.

Quem pode usar?

O aplicativo do Auxílio Brasil é voltado aos beneficiários do novo programa. Nesse primeiro momento, apenas as pessoas que já recebiam o Bolsa Família terão direito ao benefício, mas nos próximos meses novas famílias serão selecionadas conforme os dados do CadÚnico.

Para saber se você terá direito ao Auxílio Brasil, confira o nosso texto explicando como fazer esta consulta, que pode ser realizada por meio do aplicativo do Bolsa Família ou pelo telefone 121.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar