1,6 mil moradores de Palmas não foram buscar cartão com auxílio de R$ 200
Cerca de 1,6 mil moradores de Palmas, no Tocantins, têm até o dia seis de agosto para buscarem o Cartão da Família, que garante o auxílio emergencial.
A Prefeitura da capital divulgou uma lista com os nomes dos cidadãos, que solicitaram o auxílio de R$200,00, mas ainda não foram pegar o item. Lembrando que o cartão é a única forma de gastar o dinheiro repassado pela Prefeitura para a população.
Para buscar o Cartão da Família, do auxílio emergencial de Palmas, é necessário fazer um agendamento prévio junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). Depois, basta apenas que o morador vá presencialmente até o local.
Como fazer a retirada do cartão com auxílio em Palmas
Além de agendar previamente um horário para buscar o cartão com auxílio, os moradores de Palmas, que têm direito ao benefício, precisam obrigatoriamente apresentar documento oficial com foto e comprovante de endereço original.
Se possível, também é indicado que eles levem a própria caneta esferográfica para assinar os documentos necessários, como uma forma de prevenir o contágio por covid-19.
A Prefeitura de Palmas ressalta que não serão aceitos procuradores dos titulares para fazer a retirada do cartão.
Caso o beneficiário seja acamado ou esteja passando por doença infectocontagiosa, deve informar à Secretaria de Desenvolvimento Social pelo e-mail [email protected], que estudaremos a melhor maneira de efetuar a entrega.”, explica a Secretaria do Desenvolvimento Social do município em nota.
Auxílio Emergencial de Palmas
A Prefeitura de Palmas criou um auxílio emergencial municipal, chamado de Cartão da Família, para os moradores em situação de vulnerabilidade social da cidade. Ele garante três parcelas de R$200,00 para a compra de produtos alimentícios em estabelecimentos credenciados para :
- Famílias em situação de vulnerabilidade social que não estiverem contempladas em nenhum outro programa de transferência de renda de qualquer esfera de governo;
- Microempreendedores individuais;
- Feirantes;
- Mototaxistas e pequenos comerciantes;
- Agricultores familiares;
- Ambulantes do comércio local, impactados com as medidas restritivas de funcionamento das atividades econômicas.
Até 15 mil pessoas poderiam ser contempladas pelo programa, mas a Prefeitura da cidade afirma que apenas 9.819 nomes foram considerados aptos para fazerem parte dele.
Isso aconteceu porque houve o cruzamento de dados do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), o Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas) e na Secretaria da Administração do Estado do Tocantins (Secad). O objetivo era verificar se todos os inscritos seguiam os critérios estabelecidos pelo Poder Executivo de Palmas.
De acordo com o Decreto nº 2.037/2021, as regras para participar do auxílio são:
- Ser maior de 18 anos;
- Morar em Palmas há, no mínimo, um ano.
- O interessado ou nenhum membro da família podem ter emprego formal;
- A renda familiar deve ser menor que dois salários mínimos;
- Nenhum membro da família beneficiada poderá receber outro benefício previdenciário ou assistencial.
Irregularidades com o Cartão da Família
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas afirma que, mesmo depois que o Cartão da Família com o auxílio é entregue para os cidadãos, as informações dos beneficiários são analisadas para verificar se existem irregularidades.
A Medida Provisória nº 02/2021 traz os critérios que devem ser observados para concessão do benefício e em seu artigo 8 destaca que: o auxílio financeiro será cancelado quando constatada a entrega de declaração com informações inverídicas e/ou de documentos falsos para a obtenção do benefício.”, reforça a secretaria.
Para auxiliar no cumprimento do decreto, a Secretaria de Segurança e Transparência criou o Grupo de Trabalho, que acompanha o Programa Emergencial Cartão da Família. As atividades do grupo são:
- verificar a regularidade da contratação da instituição financeira credenciada;
- acompanhar a concessão do auxílio às famílias inscritas;
- confirmar se o benefício é utilizado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios em estabelecimentos credenciados no município;
- cumprir e monitorar o lançamento e a disponibilização pública dos dados da despesa no Portal da Transparência da Prefeitura de Palmas.
Caso alguma pessoa perceba que o auxílio foi fornecido para alguém que não segue os critérios, também é possível fazer uma denúncia anônima para a Ouvidoria Municipal Isso pode ser feito por telefone, no 0800-64-64-156, ou por e-mail ([email protected]).
Na hora da denúncia, é necessário ter em mãos o nome completo e o CPF do denunciado.
Fontes: G1 e Prefeitura de Palmas